- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China prevê crescimento de gastos militares em 7,2%, com foco em 'aumentar a preparação de combate'

© AFP 2023 / CNSCaças J-20 do Exército de Libertação Popular (ELP) chinês durante Show Aéreo da China 2022 em Zhuhai, província de Guangdong, 8 de novembro de 2022
Caças J-20 do Exército de Libertação Popular (ELP) chinês durante Show Aéreo da China 2022 em Zhuhai, província de Guangdong, 8 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.03.2023
Nos siga no
Pequim prevê um crescimento no seu orçamento militar, com o premiê chinês solicitando, entre outras medidas, "desenvolver novas orientações estratégicas militares".
A China planeja aumentar sua despesa militar em 7,2% em 2023, um incremento semelhante ao que ocorreu no último ano, citou no domingo (5) a agência britânica Reuters.
O orçamento para o ano civil foi apontado como sendo de 1,55 trilhão de yuans (R$ 1,17 trilhão).
Li Keqiang, primeiro-ministro da China, chamou o esforço como necessário para aumentar a capacidade e a preparação das Forças Armadas do país.
"Nossas Forças Armadas, com foco nos objetivos do centenário do Exército de Libertação Popular em 2027, devem trabalhar para realizar operações militares, aumentar a preparação para o combate e melhorar a capacidade militar", disse ele no discurso sobre o estado da nação.
"As Forças Armadas devem intensificar o treinamento e a preparação militar em todos os níveis, desenvolver novas orientações estratégicas militares, dedicar maior energia ao treinamento em condições de combate e fazer esforços bem coordenados para fortalecer o trabalho militar em todas as direções e domínios", sugeriu o premiê.
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA (à esquerda), e Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão (à direita), durante evento de assinatura de acordo de cooperação espacial na sede da agência espacial norte-americana NASA, Washington, EUA, 13 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2023
Panorama internacional
EUA estão promovendo nova militarização do Japão para combater a China?
Segundo Li Mingjiang, professor associado na Escola de Estudos Internacionais S. Rajaratnam em Cingapura, as ações de Pequim são ditadas pelo ambiente de segurança em que o país vive devido à pressão dos EUA, particularmente no caso de Taiwan.
Uma opinião semelhante foi expressa em outubro de 2022 pela revista oficial da Administração Estatal de Ciência, Tecnologia e Indústria para a Defesa Nacional, que recomendou aumentar as despesas militares ante o crescimento dos gastos militares de Estados-membros da OTAN, e particularmente dos EUA.
"Não se trata da questão de participar da corrida armamentista internacional, mas sobre a defesa de nossa segurança nacional", sublinhou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала