- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Tragédia dos Yanomamis chega à Europa e impacta acordo entre UE e Mercosul

© AP Photo / Edmar BarrosUma mulher Yanomami segura seu bebê, que é tratado no Hospital Infantil Santo Antonio, em Boa Vista, estado de Roraima, Brasil, 26 de janeiro de 2023
Uma mulher Yanomami segura seu bebê, que é tratado no Hospital Infantil Santo Antonio, em Boa Vista, estado de Roraima, Brasil, 26 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.03.2023
Nos siga no
Em reunião que acontecerá na terça-feira (7) em Buenos Aires, a União Europeia colocará formalmente na mesa a exigência de que o acordo tenha clausulas mais rigorosas sobre questões indígenas. Pacto, que está há três anos para ser ratificado, pode ser ainda mais arrastado com novas exigências.
A triste tragédia dos yanomamis – morrendo de fome, doentes e contaminados por mercúrio de garimpo – causou impacto também na Europa, e reforçou as exigências de bom número de organizações não governamentais europeias (ONGs) que na verdade não querem acordo comercial, de acordo com o jornal Valor Econômico.
Além da proteção indígena, o documento de base europeu mencionará compromissos envolvendo combate a mudança climática, biodiversidade, proteção das florestas, direitos trabalhistas e sociais.
Em 2019, quando o capítulo sobre desenvolvimento sustentável foi concluído, há menção basicamente de promover o papel dos povos indígenas nas cadeias de abastecimento sustentáveis em produtos florestais e cooperação em projetos sociais, no entanto, o texto não era tão rigoroso com políticas exclusivamente indígenas.
Apesar do bloco europeu estar com pressa para finalmente ratificar o arrastado acordo (que já dura três anos), motivação explicitada recentemente pelo chanceler português, João Gomes Cravinho e em janeiro pelo chefe de política externa do bloco, Joseph Borrell, o acordo ainda encontra resistência.
O ministro das Relações Exteriores de Portugal, João Gomes Cravinho, fala durante uma coletiva de imprensa após conversas com seu colega sérvio Ivica Dacic em Belgrado, Sérvia, 14 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.03.2023
Panorama internacional
MRE português: acordo Mercosul-UE acontecerá 'muito em breve' porque Europa tem 'pressa geopolítica'
No Parlamento Europeu, um bom número de deputados tem indicado que o instrumento adicional na área ambiental precisa incluir sanções se compromissos não forem respeitados, por exemplo se o Brasil não reduzir o desmatamento.
No caso, o acordo já teria um mecanismo específico de solução de controvérsias. Se a UE ou o Mercosul considerarem que a outra parte não respeita as regras, pode acionar o mecanismo e a formação de um grupo de especialista independentes para examinar o conflito e um relatório com recomendações. No entanto, relata o jornal, isso é considerado como insuficientes por opositores ao acordo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала