- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Com 4ª maior reserva global, o que Irã tem a ganhar com a recente descoberta de lítio?

© Sputnik / Ruslan KrivobokCorte de lingote do metal de lítio
Corte de lingote do metal de lítio - Sputnik Brasil, 1920, 03.03.2023
Nos siga no
Mohammad Hadi Ahmadi, vice-diretor para questões de mineração da Organização da Indústria, Minas e Comércio da província iraniana de Hamadan, declarou que, pela primeira vez, geólogos iranianos conseguiram descobrir dois depósitos de minério de lítio na planície de Qahavand.
A exploração desses depósitos levará quatro anos. O volume de reservas descobertas deste metal é estimado em 8,5 milhões de toneladas de minério. A área das duas minas de lítio onde se planeja realizar a exploração do minério varia entre cinco e seis quilômetros quadrados.
Os recursos de lítio na natureza são muito limitados. Atualmente ele é o metal mais leve e um dos mais procurados, caros e raros do mundo. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), até 2021 as reservas estimadas de lítio em todo o mundo aumentaram significativamente para cerca de 86 milhões de toneladas.
A descoberta de minérios de lítio está se tornando para o Irã um dos principais avanços na exploração mineral, uma vez que isso pode ajudar a resolver vários problemas em muitas áreas provocadas pelas sanções impostas ao país.
Se compararmos o mapa global das reservas de lítio por país, depois da Bolívia (21 milhões de toneladas), Argentina (19,3 milhões de toneladas) e Chile (9,6 milhões de toneladas), o Irã superou os EUA (7,9 milhões de toneladas) e se tornou o quarto país com as maiores reservas mundiais desse material raro e estratégico.
Bandeira boliviana tremula ao vento no Salar de Uyuni, onde se encontram as maiores reservas de lítio do mundo. Uyuni, Bolívia, 16 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2023
Panorama internacional
China, Bolívia e a exploração de lítio: salto de qualidade da presença latino-americana no mundo?
Ao contrário de outros minerais, o lítio é comprado e vendido em pequenas quantidades, geralmente em quilogramas, devido ao alto preço e à dificuldade em extraí-lo. Assim, o Irã pode conseguir benefícios práticos – há perspectivas de obter ganhos com a exportação deste metal precioso. Atualmente o preço médio de mercado desta commodity é de US$ 80 mil (R$ 415 mil) por tonelada.

Onde o lítio é utilizado?

A maior parte do lítio é usada na produção de baterias à base de carbonato de lítio (74% da produção mundial de lítio). Estas baterias de íon-lítio são necessárias para a maioria dos aparelhos modernos: smartphones, laptops, aparelhos portáteis e eletrônicos.
Este metal é particularmente importante na indústria automotiva. O lítio é um metal indispensável para baterias em todos os veículos elétricos. Este metal é usado na fabricação de vidro luminescente que protege contra raios ultravioletas. Nesta indústria se usa 14% da produção total do lítio mundial.
Entre outras aplicações, o lítio é necessário para a indústria militar. Por exemplo, o hidreto de lítio é usado como combustível de mísseis e para rápida extração do hidrogênio.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала