- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ucrânia espera fortalecer defesa antiaérea com sistemas dos membros da OTAN

© AP Photo / Efrem LukatskyAndrei Yermak, chefe do gabinete do presidente da Ucrânia, em uma coletiva de imprensa com o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, em Kiev, Ucrânia, na sexta-feira, 4 de novembro de 2022.
Andrei Yermak, chefe do gabinete do presidente da Ucrânia, em uma coletiva de imprensa com o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, em Kiev, Ucrânia, na sexta-feira, 4 de novembro de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 02.03.2023
Nos siga no
O chefe do gabinete do presidente ucraniano, Andrei Yermak, notou a necessidade de fortalecer a defesa antiaérea ucraniana com sistemas modernos que os Estados-membros da OTAN possuem e também expressou a esperança de receber tanques o mais rápido possível.
De acordo com o gabinete de Zelensky, Yermak se reuniu com o secretário-geral adjunto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), David Cattler.

"Andrei Yermak notou especificamente a necessidade de continuar a fortalecer a defesa antiaérea da Ucrânia com sistemas modernos que os membros da aliança possuem. Ele também expressou a esperança de que nosso país receba de seus parceiros veículos blindados, especialmente tanques de combate, o mais rápido possível", diz a declaração em seu site.

Andrei Yermak, chefe do gabinete do presidente da Ucrânia, se dirige à mídia durante uma coletiva de imprensa na embaixada da Ucrânia em Berlim, Alemanha, no início da sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022. Conselheiros de política externa da Alemanha, França, Rússia e Ucrânia, que se encontraram em Paris em 26 de janeiro sem marcar nenhum progresso visível, se reuniram para outra rodada de conversações em Berlim, na quinta-feira. - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2023
Operação militar especial russa
Gabinete de Zelensky se opõe às propostas de cessar-fogo
Observa-se que Yermak e Cattler também discutiram os preparativos para a cúpula da OTAN que será realizada em Vilnius, Lituânia, em julho.

"Esperamos que em Vilnius os aliados sejam capazes de decidir sobre as modalidades e possíveis limites temporais para o futuro avanço da Ucrânia rumo à adesão à aliança", cita o gabinete as palavras de Yermak.

A Rússia enviou uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia será um alvo legítimo para a Rússia.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, ao centro à esquerda, convoca os líderes da OTAN, tanto pessoalmente como na tela, para uma cúpula virtual na sede da OTAN em Bruxelas, sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022. No dia seguinte ao início da operação da Rússia na Ucrânia, os líderes dos 30 países-membros da OTAN convocaram uma cúpula virtual de emergência para abordar o que eles descreveram como a maior ameaça à segurança euro-atlântica em décadas – o lançamento do que se tornaria a maior guerra terrestre na Europa desde 1945.


 - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2023
Operação militar especial russa
'Fluxo de tanques' que Europa prometeu à Ucrânia parece 'ser mais um gotejo', diz NYT

Operação especial na Ucrânia

Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação militar especial para desmilitarização e desnazificação da Ucrânia.
Durante a operação, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte significativa da república de Donetsk, inclusive Mariupol, bem como a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia.
De 23 a 27 de setembro, a RPD, RPL e regiões de Kherson e Zaporozhie realizaram referendos sobre a adesão à Federação da Rússia, com a maioria da população votando a favor. Em 30 de setembro, durante uma cerimônia no Kremlin, o presidente russo assinou os acordos sobre a integração das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie à Rússia.
Após aprovação por ambas as câmaras do parlamento russo, os acordos foram ratificados por Putin no dia 5 de outubro.
Militar russo com arma antidrone em Energodar - Sputnik Brasil, 1920, 02.03.2023
Operação militar especial russa
372º dia da operação militar especial nas fronteiras russas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала