- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE da Rússia questiona o silêncio de embaixador alemão sobre explosões nos gasodutos Nord Stream

© Sputnik / Ministério das Relações Exteriores da RússiaA representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, durante seu briefing semanal em Moscou
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, durante seu briefing semanal em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 02.03.2023
Nos siga no
Representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova criticou o embaixador alemão em Moscou, Gezsa Andreas von Geir, por não responder a uma pergunta sobre as explosões nos gasodutos Nord Stream.
Como Zakharova observou em seu canal no Telegram, o diplomata alemão, em conversa com a RBC, explicou o silêncio dos líderes ocidentais sobre as explosões dos dois gasodutos submarinos pelo fato de a investigação ainda estar em andamento.
"No Nord Stream, após meio ano inteiro – silêncio. E ele evita responder publicamente e se esquece de dizer que a Rússia não foi autorizada a participar da investigação", disse a publicação.
Três dos quatro gasodutos submarinos que compõem os projetos Nord Stream 1 e 2 que conectam a Rússia e a Alemanha através do mar Báltico foram severamente danificados por uma série de poderosas explosões em setembro de 2022.
Embora não tenha ficado imediatamente claro quem estava por trás desse ato de sabotagem, o jornalista investigativo Seymour Hersh nomeou o governo dos Estados Unidos como o mentor em fevereiro deste ano.
Gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) após fuga de gás, em 28 de setembro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2023
Panorama internacional
Sabotagem do Nord Stream deve ser considerada ataque terrorista, diz MRE da Hungria
O Kremlin chamou o incidente de um ato de terrorismo internacional.
No início de fevereiro, o jornalista americano Seymour Hersh, vencedor do Prêmio Pulitzer, publicou uma investigação sobre as explosões do Nord Stream. De acordo com sua versão, mergulhadores americanos colocaram explosivos sob os gasodutos no verão passado, durante o exercício BALTOPS 2022, e três meses depois os noruegueses os detonaram.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала