- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Governo brasileiro proíbe uso de animais em pesquisas sobre cosméticos e produtos de higiene

© AFP 2023 / Bertha WangUm hamster de dois anos chamado "Ring" de propriedade de Cheung, um membro de uma comunidade online de hamsters
Um hamster de dois anos chamado Ring de propriedade de Cheung, um membro de uma comunidade online de hamsters - Sputnik Brasil, 1920, 01.03.2023
Nos siga no
No fim do ano passado, o Senado já havia aprovado um projeto similar. A matéria, porém, ainda está na Câmara. Medida vai de encontro ao que é defendido por diversas organizações não governamentais que militam na causa animal.
Nesta quarta-feira (1º), em decisão publicada no Diário Oficial da União, o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) – órgão é vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologiaproibiu o uso de animais na realização de pesquisa para desenvolvimento de cosméticos, produtos de higiene e perfumes.
De acordo com a Folha de São Paulo, a medida afirma que é obrigatória no Brasil a adoção de métodos alternativos que reduzam o uso de animais nesse tipo de estudo, exceto seres humanos, que podem escolher ou não participar dos experimentos.
"Fica proibido o uso de animais vertebrados, exceto seres humanos, em pesquisa científica e no desenvolvimento e controle da qualidade de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes que utilizem em suas formulações ingredientes ou compostos com segurança e eficácia já comprovadas cientificamente", afirmou o órgão na decisão.
Desde 2014, uma resolução do Concea estabelece que, após o órgão reconhecer um método alternativo, as instituições de pesquisa têm prazo de até cinco anos como limite para a adoção obrigatória da técnica sem o uso de animais.
No ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou também uma norma para reduzir a necessidade do uso de animais em testes para pedidos de registro de medicamentos, cosméticos e outros produtos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала