- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Avião do Juízo Final' dos EUA, capaz de ordenar ataques nucleares, é visto na Europa

© Foto / Twitter / @US_EUCOMAvião do Juízo Final dos EUA na Islândia — foto cortesia do Comando Europeu dos EUA (EUCOM)
Avião do Juízo Final dos EUA na Islândia — foto cortesia do Comando Europeu dos EUA (EUCOM) - Sputnik Brasil, 1920, 01.03.2023
Nos siga no
Os EUA e a Rússia são os dois únicos países do mundo que possuem "aviões do Juízo Final" — um tipo de posto de comando aerotransportado projetado para lançar ataques nucleares e sobreviver a um ataque nuclear inimigo. As aeronaves foram criadas durante a Guerra Fria, mas ganharam nova relevância em meio ao conflito em andamento na Ucrânia.
O Comando Europeu dos Estados Unidos (EUCOM), o comando combatente baseado em Stuttgart, na Alemanha, responsável pelas operações militares dos EUA na Europa, Turquia e Rússia, postou no Twitter uma foto de um posto de comando aéreo E-6B Mercury da Marinha dos EUA e um avião de retransmissão de comunicações que recentemente pousou na Islândia.
Um E-6B Mercury da Marinha dos EUA designado para o Comando Estratégico dos Estados Unidos Ala Um chegou à Islândia recentemente, durante a realização de operações na área de responsabilidade do EUCOM. A tripulação se reuniu com o embaixador dos EUA na Islândia Carrin Patman e outros líderes diplomáticos e militares
A aeronave é a ala de comando e controle nuclear da Marinha dos EUA. Baseada na Base da Força Aérea de Tinker em Oklahoma, a missão principal da unidade consiste em receber, verificar e retransmitir "Mensagens de Ação de Emergência (EAMs) para as forças estratégicas dos EUA". No jargão do Pentágono, EAMs são mensagens que direcionam as forças nucleares dos EUA para lançar ataques contra alvos inimigos em condições de guerra nuclear. Além de sua capacidade de entregar ordens de lançamento para submarinos de mísseis balísticos, os aviões podem ordenar remotamente operadores terrestres de armazéns de mísseis balísticos intercontinentais Minuteman para lançar suas cargas úteis.
Os planejadores do Pentágono também destacaram a rede EAM para possível uso na execução de seus planos de "Pronto Ataque Global". Esta é uma iniciativa ambiciosa — que também compreende riscos potenciais — do Pentágono, elaborada durante a administração de Bush II, visando o desarmamento de um adversário com armas nucleares e a "eliminação" de sua liderança política e militar por meio do lançamento em massa de mísseis balísticos e de cruzeiro convencionais. A Rússia respondeu ao PGS por meio da criação de novos mísseis hipersônicos avançados e outras armas para convencer o Pentágono de que qualquer tentativa de "desarmar" o arsenal estratégico da Rússia resultaria em perdas "inaceitáveis" – incluindo a possível destruição de cidades norte-americanas.
As bandeiras norte-americana e chinesa tremulam no Genting Snow Park, em Zhangjiakou, China, antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, 2 de fevereiro de 2022  - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2023
Panorama internacional
EUA buscam envolver China em canais de comunicação para redução de crises e riscos nucleares
A Marinha dos EUA tem 16 aeronaves E-6 Mercury em seu inventário, além de quatro aviões Boeing E-4 Nightwatch do Posto de Comando Aerotransportado Avançado (AACP, na sigla em inglês).
A Rússia é o único outro país no mundo que opera "aviões do Juízo Final", com seu inventário composto por três aeronaves de comando e controle Ilyushin Il-80, construídas na década de 1980, que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) convencionou de chamar de "Maxdome".
Os EUA já enviaram seu avião apocalíptico para a Europa no passado. Em março de 2022, um E4-B Nightwatch foi transferido da Base Aérea de Edwards, na Califórnia, para a RAF Midenhall, no Reino Unido, como parte de uma frota de aeronaves que acompanhou o presidente Biden durante a cúpula de emergência da OTAN do ano passado e reuniões com autoridades europeias.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала