- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: conversas sobre Ucrânia são muito mais pessimistas entre políticos ocidentais 'em privado'

© AP Photo / Michael ProbstFotos do conflito na Ucrânia são vistas em uma tela na Conferência de Segurança de Munique, em Munique, Alemanha, 17 de fevereiro de 2023.
Fotos do conflito na Ucrânia são vistas em uma tela na Conferência de Segurança de Munique, em Munique, Alemanha, 17 de fevereiro de 2023.  - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2023
Nos siga no
Nos bastidores, a opinião dos políticos ocidentais é exatamente o oposto do otimismo que seus discursos públicos sobre as perspectivas da Ucrânia no conflito com a Rússia, escreve o professor de Relações Internacionais da Universidade de Harvard, Stephen Walt, em um artigo para Foreign Policy.

"Em Munique [na conferência de Segurança], toda a conversa foi sobre uma vitória [da Ucrânia] que um dia será ganha. Mas foi um abismo entre o otimismo que os altos funcionários expressaram em público e as avaliações mais pessimistas ouvidas em privado", observou o autor.

De acordo com Walt, muitos políticos no Ocidente estão bastante pessimistas sobre o conflito ucraniano, eles não esperam que ele termine em breve e duvidam que Kiev será capaz de ocupar os territórios orientais, incluindo a Crimeia.

"De fato, pedidos cada vez mais fervorosos por ajuda mais letal [como tanques, artilharia, sistemas de mísseis táticos do exército e aviões de combate] podem refletir uma consciência de que a Ucrânia está em pior forma do que indicam os principais relatos midiáticos", continuou o observador americano.

O Ocidente tem que manter a moral pública, o que significa mostrar otimismo. Mas, como o professor aponta, os líderes ocidentais, prometendo um final feliz de Hollywood para a Ucrânia, podem se colocar em desvantagem se isso nunca acontecer.
"Se a guerra ainda estiver em um impasse brutal em fevereiro de 2024 e a Ucrânia estiver sendo destruída, então Biden enfrentará pressão para fazer mais ou procurar um plano B. Dado o que ele prometeu, qualquer coisa menos que a vitória completa parecerá um fracasso", enfatizou Walt.
Anteriormente, o Financial Times informou que há uma preocupação crescente na União Europeia de que as entregas de armas a Kiev não sejam conducentes ao início das negociações de paz com Moscou.
Placas de aviso perto dos armazéns de armas químicas russas antes de serem destruídas - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2023
Panorama internacional
Provocação com armas químicas pode ajudar EUA a compensar falta de sucesso de Kiev, diz analista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала