- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia não pode por enquanto aprovar adesão da Suécia à OTAN, insiste MRE turco

© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da RússiaMinistro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, durante coletiva de imprensa após negociações entre Turquia e Rússia em Ancara, em 8 de junho de 2022
Ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, durante coletiva de imprensa após negociações entre Turquia e Rússia em Ancara, em 8 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2023
Nos siga no
Ancara não pode agora aprovar o pedido da Suécia de aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), afirmou o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, em uma coletiva de imprensa com seu homólogo húngaro.

"Há certos compromissos que foram assumidos pela Suécia e pela Finlândia em relação à sua intenção de aderir à OTAN. Por parte da Suécia, não vemos todas as medidas sendo tomadas, portanto, nesta fase não podemos aprovar a adesão dela à aliança", disse o ministro turco.

Ele observou que as autoridades suecas cumpriram alguns de seus compromissos, em particular, alterando a Constituição. Entretanto, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão, considerado terrorista na Turquia, ainda está ativo na Suécia.
O presidente russo, Vladimir Putin (à direita), e seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, se reúnem em Sochi, na Rússia, em 5 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2023
Panorama internacional
Erdogan diz a Putin que Turquia está pronta para auxiliar retomada das negociações com Ucrânia
Cavusoglu indicou que a situação é mais um problema da OTAN, e que Ancara não tem outras exigências a fazer à Suécia e à Finlândia nas relações bilaterais.
Por sua vez, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, disse na sexta-feira (24) que os deputados do parlamento de seu país não estão muito entusiasmados quando a aprovar a adesão da Finlândia e da Suécia à OTAN. Ele disse que as autoridades desses países estavam espalhando "mentiras sem escrúpulos" sobre a Hungria. Além disso, afirmou que neste caso, a fronteira entre a OTAN e a Rússia aumentaria em mil quilômetros.
Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em coletiva de imprensa na cúpula do G20 em Roma, Itália, 31 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2023
Panorama internacional
Presidente turco diz que posição de Ancara é 'positiva' à candidatura da Finlândia à OTAN
A Finlândia e a Suécia apresentaram um pedido conjunto de adesão à OTAN em maio passado.
A Turquia inicialmente bloqueou o pedido, mas em 29 de junho, Ancara, Estocolmo e Helsinque assinaram um memorando que levou em conta todas as preocupações da Turquia.
O processo desacelerou no início deste ano por causa dos protestos em Estocolmo, que complicaram as relações com Ancara.
Os pedidos da Suécia e da Finlândia ainda não foram ratificados por dois dos 30 países, a Hungria e a Turquia. Espera-se que as negociações sejam retomadas nas próximas semanas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала