- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Reino Unido e UE chegam a acordo sobre regras comerciais da Irlanda do Norte

© AP Photo / Peter MorrisonLegalistas que se opõem ao protesto do Protocolo da Irlanda do Norte no centro da cidade de Newtownards, Irlanda do Norte, 18 de junho de 2021
Legalistas que se opõem ao protesto do Protocolo da Irlanda do Norte no centro da cidade de Newtownards, Irlanda do Norte, 18 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2023
Nos siga no
O Protocolo da Irlanda do Norte, adicionado ao acordo de saída do Reino Unido com a União Europeia (UE), inflamou as tensões sectárias sobre a imposição de uma fronteira alfandegária entre seu território e o continente britânico, e não com a república do sul, como Bruxelas ameaçou antes do Brexit.
O Reino Unido e a UE chegaram a um acordo sobre mudanças no Protocolo da Irlanda do Norte.
"Um acordo foi alcançado. O acordo está fechado", disse uma fonte anônima do governo britânico à mídia na tarde desta segunda-feira (27).
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, se reuniram durante o almoço para conversas em Windsor. Os dois marcaram uma coletiva de imprensa para o final da tarde.
Von der Leyen também teria recebido uma audiência com o rei Charles III no Castelo de Windsor.
Um porta-voz de Downing Street disse que, após meses de negociações entre os ministros britânicos e a UE, "progressos construtivos foram feitos" e que Sunak obteve concessões "significativas e de longo alcance" de Bruxelas.
Sunak disse que estava "dando tudo" para chegar a um acordo, acrescentando que havia "negócios inacabados sobre o Brexit" e que ele desejava terminar o trabalho.
Um ministro de gabinete não identificado disse aos jornalistas que os compromissos com o primeiro-ministro foram melhores do que "qualquer um de seus predecessores conseguiu" — um golpe claro em Boris Johnson, que passou dois anos lutando com a UE sobre o assunto.
Mundioka #184 - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2023
Mundioka
Brexit: um divórcio doloroso?
Minutos antes do início das notícias, o líder do Partido Unionista Democrático da Irlanda do Norte (DUP), Jeffrey Donaldson, disse que era ambivalente sobre a perspectiva de um acordo.
"Não sou positivo nem negativo", disse Dobaldson. "Precisamos de tempo para analisar o acordo, o que está disponível e como isso corresponde aos nossos 'sete testes'", em referência aos questionamentos feitos para se compreender uma causa como sendo justa.
O protocolo, um anexo do acordo de saída do Reino Unido pós-Brexit de 2020 com Bruxelas, mantém o enclave britânico da Irlanda do Norte no mercado único da UE.
A República da Irlanda, membro do bloco, insistiu que o acordo de "backstop" (que funcionaria como uma apólice de seguro) era necessário para evitar uma "fronteira dura" com verificações alfandegárias que poderiam violar os termos do Acordo da Sexta-Feira Santa de 1999, que pôs fim a três décadas de terrorismo sectário no norte.
Mas isso significou verificações alfandegárias de mercadorias vindas da Grã-Bretanha continental e até proibições de certos produtos, como salsichas e vasos de mudas. Isso irritou a comunidade unionista majoritária, levando a distúrbios e a uma ameaça falsa de bomba ao ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала