- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Desejo de se tornar potência militar arrasta Tóquio para uma corrida armamentista, diz especialista

© AFP 2023 / Marinha dos EUAMíssil de cruzeiro Tomahawk durante teste de voo controlado sobre o Comando de Sistemas Aéreos Navais (NAVAIR) no sul da Califórnia
Míssil de cruzeiro Tomahawk durante teste de voo controlado sobre o Comando de Sistemas Aéreos Navais (NAVAIR) no sul da Califórnia - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2023
Nos siga no
O desejo do Japão de obter o status de potência militar de primeira classe na região da Ásia-Pacífico está envolvendo Tóquio cada vez mais na corrida armamentista, disse Igor Korotchenko, diretor do Centro de Análise do Comércio Mundial de Armas (CAWAT), à Sputnik.
"O Japão está consistentemente aumentando suas forças para se tornar uma potência militar de primeira classe na região da Ásia-Pacífico [...] Portanto, uma corrida armamentista completa permeará cada vez mais o complexo industrial-militar japonês", disse Korotchenko.
Uma bandeira japonesa tremula na sede do Banco do Japão em Tóquio (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2023
Panorama internacional
Após UE, Japão anuncia novas sanções contra a Rússia, incluindo peças para drones
Segundo Igor Korotchenko, as ações práticas do Japão nesta área são baseadas no apoio e assistência técnico-militar americanos e são lógicas em termos de ação.
Ele acrescentou que o Japão também está desenvolvendo rapidamente suas próprias capacidades para produzir armas modernas, enquanto a política de Tóquio está se tornando cada vez mais agressiva.
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o ministro da Defesa, Yasukazu Hamada, confirmaram que o governo está considerando a compra de até 400 mísseis de cruzeiro norte-americanos Tomahawk.
Na semana passada, o ministro da Defesa japonês anunciou os planos das autoridades para assinar um acordo com os Estados Unidos para a compra destes mísseis.
Supõe-se que os Tomahawk sejam parte de um programa para melhorar a capacidade das Forças de Autodefesa japonesas de retaliar contra bases inimigas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала