- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Jake Sullivan: Biden descarta fornecimento imediato de caças F-16 para a Ucrânia

© AP Photo / Andrew HarnikO conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, fala em uma coletiva de imprensa na Casa Branca em Washington, 10 de novembro de 2022
O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, fala em uma coletiva de imprensa na Casa Branca em Washington, 10 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2023
Nos siga no
O presidente dos EUA, Joe Biden, continua descartando conceder à Ucrânia seu pedido por caças F-16, disse o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, neste domingo (26).
"O F-16 é uma questão para mais tarde e é por isso que o presidente Biden disse que, por enquanto, não está avançando com eles", disse Sullivan à CNN, comentando a possibilidade de fornecer jatos para Kiev no futuro.
Na sexta-feira (24), o presidente dos EUA, Joe Biden, disse em entrevista à emissora ABC que descartou a possibilidade de enviar de caças F-16 norte-americanos para a Ucrânia por considerar que Kiev não necessita deles no momento.
A entrevista foi dada durante a visita oficial de Biden à Polônia, logo após uma conversa privada entre Biden e o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky.
"Não, ele [Vladimir Zelensky] não precisa de F-16 agora. De acordo com nossos militares, não há razão que faça sentido no momento em fornecer caças F-16. Eu descarto isso no momento", disse Biden.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante discurso em 16 de fevereiro de 2023, em Washington (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2023
Panorama internacional
Biden descarta envio de caças F-16 para a Ucrânia
Mais cedo, ainda comentando a situação do conflito ucraniano e as expectativas ao redor de uma suposta ofensiva de Kiev na Crimeia, o ex-oficial de inteligência do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e analista militar independente, Scott Ritter, afirmou que "a posição oficial dos EUA é que nós vamos continuar apoiando a Ucrânia. Temos dito repetidamente que a Crimeia deve ficar sob o controle de Kiev, que este é um objetivo legítimo para [as Forças Armadas da Ucrânia] [...] Mas, se olharmos para o que está por trás dessas palavras, veremos que não há literalmente nada. Esta retórica não terá efeito sobre a situação, muito menos não levará à vitória no conflito", observou ele em entrevista ao canal de YouTube Judging Freedom.
Apesar dos esforços do Ocidente para fornecer armas à Ucrânia, algo muito criticado pelo Kremlin sob o argumento de que tal atitude somente prolonga o conflito promovendo uma escalada nas tensões, cada vez mais países tem se manifestado em nome de um esforço diplomático para a resolução do conflito através de negociações de paz, como Brasil, Índia, China, México e Irã.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала