- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-alto responsável de Trump diz que 'tempo da ambiguidade estratégica sobre Taiwan já passou'

© Sputnik / Acessar o banco de imagensJohn Bolton (imagem referencial)
John Bolton (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2023
Nos siga no
John Bolton, que aconselhou o ex-presidente Donald Trump na matéria de segurança nacional dos EUA, concordou que está na hora de Washington assumir apoio mais direto para Taipé.
Os EUA devem integrar Taiwan em uma organização de defesa coletiva na Ásia, igual que a Austrália, Japão e a Coreia do Sul, propôs na sexta-feira (24) John Bolton, ex-assessor de Segurança Nacional americano (2018-2019).
"Acho que o destacamento foi uma decisão correta, mas acho que há muito mais a fazer", avaliou ele em uma entrevista ao jornal norte-americano The Washington Post.
"Acho que tem que haver muito mais, não apenas em aumentar a capacidade militar de Taiwan, mas também em mostrar um maior apoio americano. Acho que o tempo da ambiguidade estratégica sobre Taiwan já passou. Eu sugeriria que os navios navais norte-americanos fossem ancorados no porto de Kaohsiung, no sul de Taiwan, colocando mais americanos para treinar e ajudar as forças de Taiwan", recomendou.
Militares da Força Aérea taiwanesa se preparam para carregar mísseis antinavio Harpoon AGM-84 feitos pelos EUA em frente a um caça F-16V durante um exercício na base da Força Aérea de Hualien em 17 de agosto de 2022, Taiwan - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
Departamento de Estado: EUA têm US$ 19 bilhões em suprimentos militares atrasados para Taiwan
Bolton propôs, além de integrar Taiwan em uma organização de defesa coletiva asiática, reconhecer Taiwan como "um país independente".
Na quinta-feira (23) o jornal norte-americano Wall Street Journal (WSJ) relatou que os EUA estão aumentando seu contingente de soldados em Taiwan de 100 para 200. No ano anterior o número era de 30, indicou.
Na sexta-feira (24) Mike Pompeo, ex-diretor da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) dos EUA (2017-2018) e ex-secretário de Estado do país (2018-2021), expressou seu apoio à ideia de enviar militares a Taiwan, e também em "reconhecer Taiwan como uma nação livre e soberana".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала