- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Extrema direita segue fortalecida e Bolsonaro pode voltar à liderança, diz analista

© Danilo VerpaO presidente Jair Bolsonaro participa de manifestação fazendo armas com a mão (foto de arquivo)
O presidente Jair Bolsonaro participa de manifestação fazendo armas com a mão (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
Nos siga no
Pesquisa do DataSenado revela eleitorado de direita brasileiro consolidado e mais politizado do que nunca. Para a extrema direita, os eventos de 8 de janeiro não foram golpe fatal e Bolsonaro pode voltar para manter seu eleitorado mobilizado, disse especialista à Sputnik Brasil.
Pesquisa realizada pelo DataSenado aponta que o eleitorado associado à direita no Brasil encontra-se consolidado, apesar da derrota eleitoral de Bolsonaro para Luiz Inácio Lula da Silva em outubro de 2022.
De acordo com o estudo, o índice de brasileiros que não se identificavam nem com a direita, nem com a esquerda, caiu de 55% em 2021 para 38% em 2022. Atualmente, os eleitores que se afirmam de esquerda representam 17% do eleitorado, enquanto os de direita representam 31%.
De acordo com o professor de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisador associado do Observatório da Extrema Direita Fábio Gentile, a capilaridade do pensamento associado à direita no Brasil não é uma novidade.
"O Brasil é um país com tradição autoritária, que enfrentou fases de autoritarismo, tanto na Era Vargas quanto na ditadura militar, e a permanência de elementos autoritários durante a sua redemocratização", disse Gentile à Sputnik Brasil. "Então não é estranho que tenhamos esse eleitorado consolidado."
© AP Photo / Bruna PradoApoiadores do presidente brasileiro Jair Bolsonaro seguram um cartaz com a mensagem em português: "S.O.S Forças Armadas" durante um protesto contra o resultado das eleições presidenciais, 15 de novembro de 2022
Apoiadores do presidente brasileiro Jair Bolsonaro seguram um cartaz com a mensagem em português: S.O.S Forças Armadas durante um protesto contra o resultado das eleições presidenciais, 15 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
Apoiadores do presidente brasileiro Jair Bolsonaro seguram um cartaz com a mensagem em português: "S.O.S Forças Armadas" durante um protesto contra o resultado das eleições presidenciais, 15 de novembro de 2022
O especialista lembra que Bolsonaro teve bom desempenho eleitoral em 2022 e garantiu ampla representação de seus apoiadores no Congresso Nacional.
"Bolsonaro teve uma votação muito expressiva. São 59 milhões de pessoas que votaram nele, o que não é casual e não pode ser explicado somente como uma rejeição ao Lula e ao PT, ainda que isso seja um fenômeno importante", considerou Gentile. "Bolsonaro ganhou um consenso de massa."
Apesar da performance, a professora de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Laboratório de Partidos, Eleições e Política Comparada (LAPPCOM), Mayra Goulart, acredita que o bolsonarismo enfrenta um processo de enfraquecimento, iniciado ainda durante a gestão do ex-capitão.
"Ao longo do governo Bolsonaro, parcelas desse movimento político [...] passaram a discordar do radicalismo do presidente e de medidas que ele adotou na seara econômica e sanitária", considerou Goulart. "Isso gerou uma fragmentação da maioria eleitoral formada em torno de Jair Bolsonaro, que possibilitou a sua derrota eleitoral, uma vez que algumas franjas do bolsonarismo já haviam se descolado."
© Folhapress / André Ribeiro/Futura PressLuiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro ( PL), candidatos à Presidência da República, durante debate realizado na emissora Bandeirantes em parceria com TV Cultura, portal Uol e Folha de São Paulo, na zona sul de São Paulo, 16 de outubro de 2022
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro  ( PL),  candidatos à Presidência da República, durante debate realizado na emissora Bandeirantes em parceria com TV Cultura, portal Uol e Folha de São Paulo,  na zona sul de São Paulo, 16 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro ( PL), candidatos à Presidência da República, durante debate realizado na emissora Bandeirantes em parceria com TV Cultura, portal Uol e Folha de São Paulo, na zona sul de São Paulo, 16 de outubro de 2022
Segundo a especialista, as divisões internas do movimento bolsonarista tendem a se acentuar durante o governo Lula.
"Esse processo de fragmentação e enfraquecimento do bolsonarismo aumenta, porque as parcelas fisiologistas, que precisam da proximidade com o poder, se afastam e começam a caminhar em direção ao centro, ou mesmo em direção ao PT", considerou Goulart.
O dilema entre participar do jogo político ou partir para uma oposição mais radicalizada está no centro da recente polêmica entre o ex-presidente Bolsonaro e a deputada Carla Zambelli, que propôs mudanças nas estratégias da extrema direita. Em entrevista à Folha de São Paulo, Zambelli afirmou que com "Bolsonaro não ganhando a gente tem que virar a chave".
"A direita e extrema direita que está hoje representada de forma expressiva no Congresso tem um dilema: ou se institucionaliza, ou se radicaliza", acredita Gentile.
Segundo Goulart, o grupo bolsonarista já está em pleno processo de radicalização, apesar de ter sido reduzido numericamente.
© FolhapressA deputada Carla Zambelli. Brasília, 20 de maio de 2020.
A deputada Carla Zambelli. Brasília, 20 de maio de 2020. - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
A deputada Carla Zambelli. Brasília, 20 de maio de 2020.
"Os atos de 8 de janeiro [...] não foram acompanhados por parte da população e geraram [...] enfraquecimento do bolsonarismo, acompanhado por uma radicalização daqueles que se mantêm no movimento", considerou Goulart. "Ou seja, o bolsonarismo vai se tornando cada vez menor e mais radical."

Religiosos em alta

Gentile concorda que os eventos de 8 de janeiro enfraqueceram a extrema direita, mas lembra que nem todos os segmentos desse grupo foram afetados da mesma maneira.
"Alguns segmentos da extrema direita saíram mais enfraquecidos do que outros do 8 de janeiro", disse Gentile. "A direita religiosa pode ter saído desse evento sem grandes problemas, até porque sua agenda de valores é transversal, mais resiliente a mudanças."
Para Gentile, a camada evangélica terá um papel relevante na formação da extrema direita pós-Bolsonaro, trazendo não só a pauta dos valores da família clássica, mas também da segurança pública, "que tem o poder de aglutinar a direita como um todo".
© Folhapress / Fotoarena / Leo BahiaEm Brasília, bolsonaristas oram durante Marcha da Família Cristã pela Liberdade, repetindo famoso protesto da Ditadura Militar, em 11 de abril de 2021
Em Brasília, bolsonaristas oram durante Marcha da Família Cristã pela Liberdade, repetindo famoso protesto da Ditadura Militar, em 11 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
Em Brasília, bolsonaristas oram durante Marcha da Família Cristã pela Liberdade, repetindo famoso protesto da Ditadura Militar, em 11 de abril de 2021
Goulart aposta que a extrema direita marcará a sua posição na pauta de direitos civis, o que seria "uma reação ao processo de inclusão, sobretudo simbólica, social e cultural, dessas minorias não demográficas, em particular os LGBTQIA+".
Já a agenda neoliberal mais radical, defendida durante o governo Bolsonaro pelo então ministro da Economia Paulo Guedes, pode ser relegada ao segundo plano.
© Folhapress / Antonio MolinaEm Brasília, o ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, gesticula durante discurso de lançamento do programa Renda e Oportunidade, em 17 de março de 2022
Em Brasília, o ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, gesticula durante discurso de lançamento do programa Renda e Oportunidade, em 17 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
Em Brasília, o ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, gesticula durante discurso de lançamento do programa Renda e Oportunidade, em 17 de março de 2022
"A política neoliberal de Guedes foi um fracasso total. Então acredito que as próximas lideranças vão manter uma postura mais moderada nesse sentido", apostou Gentile.

Dom Bolsonaro II

A ausência prolongada de Jair Bolsonaro, que se encontra nos EUA sem data certa para regressar ao Brasil, gera debate sobre sua eventual substituição por um novo líder de extrema direita.
Em sua entrevista à Folha de São Paulo, Carla Zambelli admitiu que a direita radical está com dificuldades para se organizar como oposição e está sem liderança.
"Bolsonaro sabe o que fazer na hora certa. Ele poderia nos dar um pouco de orientação. Essa orientação não está vindo, então cada um acaba indo para um lado. Então, não temos conseguido nos organizar enquanto oposição", disse Zambelli.
Para Gentile, o movimento bolsonarista pode sobreviver sem Bolsonaro, ainda que a figura do ex-presidente seja muito relevante para o grupo.

"É possível que Bolsonaro volte à liderança", considerou Gentile. "Não será fácil, já que ele está sendo alvo de processos judiciais e pode ficar inelegível."

Caso não volte, uma fila de políticos aptos a assumir o posto poderá se formar no Senado, que conta com expoentes do movimento, como Damares Alves (Republicanos-DF), Ciro Nogueira (PP-AL), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e, claro, Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).
© FolhapressA ex-ministra Damares Alves participa de convenção do Republicanos
A ex-ministra Damares Alves participa de convenção do Republicanos - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
A ex-ministra Damares Alves participa de convenção do Republicanos
"Acredito que as próximas lideranças serão mais moderadas do que Bolsonaro", considerou Gentile. "Existem alguns líderes que podem despontar, como [o governador de São Paulo] Tarcísio Freitas e o [senador Sérgio] Moro [União Brasil-PR]."

Novo partido?

Caso os principais partidos da direita se aproximem do centro, para poder partilhar das benesses orçamentárias garantidas pelo Palácio do Planalto, grupos bolsonaristas poderão retomar projetos de formação de um partido para chamar de seu.
Durante o governo Bolsonaro, sua base mais fiel considerou a formação de um partido chamado Aliança pelo Brasil, ou "partido três-oitão", em referência à sua adesão à pauta armamentista e ao número 38, escolhido pelos idealizadores da agremiação.
© Folhapress / Pedro LadeiraO presidente Jair Bolsonaro acompanhado do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e do fundador da Havan, Luciano Hang, durante 1ª Convenção Nacional do partido Aliança pelo Brasil, realizada no Royal Tulip, em Brasília
O presidente Jair Bolsonaro acompanhado do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e do fundador da Havan, Luciano Hang, durante 1ª Convenção Nacional do partido Aliança pelo Brasil, realizada no Royal Tulip, em Brasília - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
O presidente Jair Bolsonaro acompanhado do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e do fundador da Havan, Luciano Hang, durante 1ª Convenção Nacional do partido Aliança pelo Brasil, realizada no Royal Tulip, em Brasília
Goulart, no entanto, lembra que a legislação brasileira desfavorece a formação de partidos menores, que têm pouco acesso aos recursos garantidos pelo fundo eleitoral.
"O fundo partidário é calculado a partir da bancada eleita, por isso, partidos muito nichados têm um teto maior do que partidos com uma maior abrangência", disse Goulart. "Partidos que aceitam pessoas de um espectro ideológico maior tendem a ter mais votos, mais cadeiras e, logo, mais acesso ao fundo eleitoral."
Gentile aconselha que os analistas aguardem as eleições municipais de 2024 para entender qual o real impacto que o 8 de janeiro e o início do governo Lula terá no eleitorado de extrema direita.
Até lá, os militantes do grupo acompanham o lento despertar de Jair Bolsonaro, que deve se encontrar com o ex-presidente Donald Trump, em evento da Conferência Anual de Ação Política Conservadora (CPAC), que acontecerá em Washington entre os dias 1º e 4 de março.
© AP Photo / Andrew HarnikDonald Trump, ex-presidente dos EUA (2017-2021), anuncia sua campanha presidencial para as eleições nacionais de 2022 em Mar-a-Lago, Flórida, EUA, 15 de novembro de 2022
Donald Trump, ex-presidente dos EUA (2017-2021), anuncia sua campanha presidencial para as eleições nacionais de 2022 em Mar-a-Lago, Flórida, EUA, 15 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
Donald Trump, ex-presidente dos EUA (2017-2021), anuncia sua campanha presidencial para as eleições nacionais de 2022 em Mar-a-Lago, Flórida, EUA, 15 de novembro de 2022
Nesta segunda-feira (20), o instituto de pesquisa DataSenado publicou uma pesquisa que aponta a consolidação do eleitorado de direita no país. Os dados ainda revelam o aumento da politização do eleitorado brasileiro, com índices cada vez menores de eleitores que não se posicionam politicamente.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала