- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Sem credibilidade': OTAN e UE desvalidam proposta de paz da China já que Pequim não apoiou Ucrânia

© AP Photo / Sergei GritsO secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, à direita, a primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas, à esquerda, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, faz seu discurso durante as comemorações do 105º aniversário da a República da Estônia, em Tallinn, Estônia, 24 de fevereiro de 2023
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, à direita, a primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas, à esquerda, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, faz seu discurso durante as comemorações do 105º aniversário da a República da Estônia, em Tallinn, Estônia, 24 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2023
Nos siga no
Em declaração a repórteres hoje (24) durante as comemorações do 105º aniversário da República da Estônia, líderes da Aliança Atlântica e da Comissão Europeia desprestigiaram proposta chinesa para o conflito no Leste Europeu.
Ao longo da semana, planos de paz para o conflito na Ucrânia têm sido discutidos por alguns países, entre eles China e Brasil. Entretanto, Pequim não recebeu muito crédito por parte do chefe da OTAN, Jens Stoltenberg, e pela chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Ambos receberam a proposta chinesa com reserva e sem enxergar com credibilidade a mesma, segundo a Reuters.
"A China não tem muita credibilidade porque não foi capaz de condenar a invasão ilegal da Ucrânia", disse Stoltenberg, acrescentando que Pequim assinou um acordo com o presidente russo, Vladimir Putin, poucos dias antes do começo da operação.
Já von der Leyen, afirmou que o governo chinês não compartilhou um plano de paz, mas sim apenas alguns princípios.
"É preciso vê-los em um cenário específico, e é nesse cenário que a China já tomou partido ao firmar, por exemplo, uma amizade ilimitada logo antes da invasão [...] portanto, vamos olhar para os princípios, é claro, mas vamos olhar para eles tendo como pano de fundo que Pequim tomou partido", acrescentou a presidente citada pela mídia.
Enquanto há rejeição pelo Ocidente ao posicionamento e à proposta da China, Moscou e Pequim seguem seus laços diplomáticos e reafirmam a amizade entre as duas nações.
Na quarta-feira (22), ao se encontrar com o chefe da chancelaria chinesa Wang Yi, em Moscou, o líder russo, Vladimir Putin, disse que as relações Rússia-China seguem crescendo como planejado, e que novos horizontes estão sendo atingidos, conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала