- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

MD russo: Ucrânia pretende invadir a Transnístria

© Sputnik / Viktor AntonyukArtilharia do Grupo Wagner durante operação contra posições do Exército ucraniano na região de Donetsk
Artilharia do Grupo Wagner durante operação contra posições do Exército ucraniano na região de Donetsk - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2023
Nos siga no
A Ucrânia está se preparando para invadir a região separatista da Transnístria na Moldávia, afirmou o Ministério da Defesa russo na quinta-feira (23).
O MD relatou um "acúmulo significativo de pessoal e equipamentos militares ucranianos perto da fronteira Ucrânia-Transnístria", bem como a criação de posições de artilharia e um aumento "sem precedentes" de voos de drones sobre a região.
A realização de tal provocação ameaça diretamente o contingente russo implantado na Transnístria legalmente, enfatiza o Ministério da Defesa, acrescentando que as Forças Armadas russas responderiam adequadamente a qualquer passo tomado por Kiev nesta área.
"As Forças Armadas russas responderão adequadamente à provocação iminente do lado ucraniano", afirmou o ministério.
Em um comunicado na quinta-feira (22), o MD russo disse que o ataque potencial da Ucrânia "seria conduzido em resposta a uma suposta ofensiva russa do território da Transnístria".
Valeriu Mija, secretário de Estado da Moldávia no campo da Política de Defesa, rejeitou a reivindicação da Rússia como "um elemento de uma operação psicológica". Ele acrescentou que as autoridades estão monitorando a situação no terreno.
Anteriormente, Moscou negou as alegações de planejar um golpe na Moldávia e disse que não está tentando se intrometer nos assuntos internos do país.
Segundo informações, a operação ucraniana contra o contingente militar russo na Transnístria seria efetuada com a participação dos combatentes do Batalhão Azov, proibido na Rússia como organização extremista.
O território na margem esquerda do rio Dniester se separou da Moldávia e se declarou uma república independente no início dos anos 1990.
Tanques americanos Abrams em uma estação ferroviária na Lituânia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2023
Operação militar especial russa
Envio de tanques Abrams dos EUA para a Ucrânia não faz sentido, diz conselheiro americano
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала