- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Zelensky diz querer 'reunião com China' para entender 'coisas gerais' ouvidas sobre proposta de paz

© AFP 2023 / Genya SavilovO presidente ucraniano Vladimir Zelensky gesticula enquanto fala durante uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro italiano após seu encontro em Kiev em 21 de fevereiro de 2023
O presidente ucraniano Vladimir Zelensky gesticula enquanto fala durante uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro italiano após seu encontro em Kiev em 21 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2023
Nos siga no
Nesta quinta-feira (23), o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, disse que ainda não viu um plano chinês para encerrar o confilito entre Rússia e Ucrânia, mas que gostaria de conversar com Pequim.
Em coletiva de imprensa conjunta hoje (23) com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchéz, Zelensky foi questionado sobre as perspectivas de uma reunião com o presidente chinês, Xi Jinping.

"Gostaríamos de nos encontrar com a China, isso é do interesse da Ucrânia hoje", disse Zelensky citado pela Reuters.

O líder afirmou ter ouvido apenas "coisas gerais" sobre as propostas chinesas por meio de diplomatas ucranianos, mas que seria encorajador que a China estivesse considerando intermediar a paz.
"Quanto mais os países, especialmente as sociedades desses países – grandes, influentes – pensarem em como acabar com a guerra na Ucrânia respeitando nossa soberania, com uma paz justa, mais cedo isso acontecerá", disse ele.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, disse esta semana que Wang Yi, o principal diplomata chinês, havia compartilhado alguns dos principais pontos das propostas de Pequim com ele durante uma reunião em Nova York.
Wang também visitou Moscou esta semana, mas não discutiu o plano de paz com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, quando se encontraram ontem (22).
Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, e Wang Yi,  chanceler da China, no Camboja - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2023
Panorama internacional
Wang Yi: China e Rússia defendem mundo multipolar, apesar da situação internacional em mudança
O president russo, Vladimir Putin, também afirmou ontem que seu homólogo e colega, Xi Jinping, visitará a Rússia nos próximos meses, e que a relação entre os dois países "estão atingindo outros horizontes", conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала