- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Podemos cobra que UE crie 'vias de diálogo' para Ucrânia e Rússia

© Foto / Fernando Calvo/Divulgação/Governo da EspanhaIone Belarra, ministra de Direitos Sociais da Espanha e secretária-geral do partido Podemos, durante reunião ministerial. Madri, 17 de janeiro de 2023
Ione Belarra, ministra de Direitos Sociais da Espanha e secretária-geral do partido Podemos, durante reunião ministerial. Madri, 17 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2023
Nos siga no
O Podemos, partido de esquerda que compõe a coalizão de governo da Espanha, cobrou que a União Europeia (UE) atue para facilitar as negociações diplomáticas entre a Rússia e a Ucrânia a fim de evitar a continuidade do conflito em solo europeu.
A reação do partido governista se deu por uma irritação com um comentário do chefe de política externa da UE, Josep Borrell, de que a esquerda espanhola seria ingênua por sugerir que o fim do fornecimento de armas à Ucrânia estimularia negociações de paz de Kiev com Moscou.
"Se ele acredita que diminuir a escalada e buscar caminhos de diálogo para construir a paz é ingênuo, isso é com ele", disse um integrante do Podemos ao portal Euractiv.

"A paz chegará mais cedo ou mais tarde", disse a fonte, acrescentando que "a questão é quanta morte e destruição Borrell e a UE estão dispostos a aceitar até agora".

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (à direita), recebe o chanceler alemão, Olaf Scholz, em Brasília. Brasil, 31 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2023
Panorama internacional
Fórum de paz para Ucrânia proposto por Lula busca evitar confronto de maior proporção, diz analista
Questionado sobre se poderia haver diálogo sem força militar, a fonte do Podemos teria dito que "não se entra em um diálogo sincero da noite para o dia, por isso pedimos que sejam criadas as condições que permitam o diálogo no futuro".
Uma das condições é garantir um cessar-fogo na Ucrânia para interromper a perda de vidas e a destruição e marcar uma virada no conflito, que entrará em seu segundo ano ainda nesta semana.
Na sexta-feira (24), a China vai apresentar uma posição consolidada sobre o conflito ucraniano, e a expectativa é que Pequim traga um plano de paz. No sábado passado (18), Wang Yi, diretor do Gabinete da Comissão Central de Relações Exteriores do Partido Comunista da China, disse que, mesmo nas situações mais difíceis, "a paz deve ter uma chance". Ele observou que o documento será baseado nas propostas do presidente chinês, Xi Jinping, para restaurar a paz.
Os EUA afirmaram que só vão se manifestar sobre a proposta após obterem informações relativas aos termos.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, dá discurso à Assembleia Federal do país em 21 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2023
Operação militar especial russa
Putin discursa sobre operação especial e explica por que a Rússia segue resistindo (VÍDEO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала