- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Papa Francisco pede cessar-fogo na Ucrânia: 'Vitória em ruínas não será real'

© Foto / Twitter / @VaticanNews_esPapa Francisco durante o serviço religioso, 24 de agosto de 2022
Papa Francisco durante o serviço religioso, 24 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2023
Nos siga no
É necessário chegar a um cessar-fogo na Ucrânia e iniciar negociações de paz, pediu o Papa Francisco em um encontro com peregrinos. Moscou há muito mostra sua vontade de negociar, mas os políticos ocidentais acreditam que a situação na Ucrânia só pode ser resolvida militarmente.

"O número de mortos, feridos, refugiados, deslocados internos, destruição, a quantidade de danos econômicos e sociais falam por si. Deus pode perdoar tantos crimes e tanta violência? Ele é o Deus da paz [...] perguntamo-nos: foi feito todo o possível para deter a guerra?", disse o Papa Francisco.

Ele então pediu "aqueles que têm poder sobre os países" para fazer um esforço concreto para acabar com a guerra, chegar a um cessar-fogo e iniciar negociações de paz.
"Uma vitória construída sobre ruínas nunca será real", sublinhou o Pontífice.
As autoridades russas há muito garantem que seu país está aberto ao diálogo com Kiev. Ainda na terça-feira (21), durante seu discurso anual à Assembleia Federal, o presidente russo, Vladimir Putin, assegurou que Moscou estava aberta ao diálogo com o Ocidente. Em suas palavras, foram os políticos ocidentais que desencadearam o conflito na Ucrânia.
"Temos estado abertos, sinceramente prontos para um diálogo construtivo com o Ocidente, insistindo que tanto a Europa quanto o mundo inteiro precisam de um sistema de segurança indivisível e igual para todos os Estados, e por muitos anos propusemos aos nossos parceiros discutir essa ideia juntos e trabalhar para sua aplicação", destacou o presidente.
Enquanto isso, as autoridades norte-americanas e europeias continuam a fornecer armas ao regime de Kiev, garantindo que a situação em torno da Ucrânia seja resolvida militarmente.
"Esta guerra será vencida no campo de batalha", declarou o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.
O chefe das Relações Exteriores da União Europeia (UE) argumentou na Conferência de Segurança de Munique de2023 que os Estados europeus armam a Ucrânia porque "o conflito é um desafio à segurança da UE".
A Rússia enviou notas de protesto a todos os países que fornecem armas ao país vizinho. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou que qualquer remessa de armas para Kiev vai se tornar um alvo legítimo para as Forças Armadas russas.
Morador olha pela janela quebrada de uma casa em Donetsk após bombardeio em 4 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2023
Operação militar especial russa
Irã e China convocam a comunidade internacional para resolução pacífica do conflito ucraniano
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала