DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Núcleo de 650 quilômetros de diâmetro é encontrado no centro da Terra

© Depositphotos.com / Rost9Estrutura do núcleo da Terra em imagem criada pela NASA
Estrutura do núcleo da Terra em imagem criada pela NASA - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2023
Nos siga no
Pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália sugerem a existência de um núcleo menor, uma densa bola de ferro, no interior da Terra.
A equipe encontrou uma nova camada interna do nosso planeta, com 650 quilômetros de diâmetro, composta por ferro de grande densidade.
Até agora, a comunidade científica considerava que a camada mais profunda do núcleo da Terra media um raio de cerca de 1.227 quilômetros, composto principalmente por ferro e níquel.
O núcleo da Terra é uma esfera composta por várias camadas, que vão se sobrepondo até o seu núcleo menor, onde cada nova camada é mais densa que a anterior.
Representação artística mostra o núcleo brilhante de uma estrela Wolf–Rayet - Sputnik Brasil, 1920, 19.09.2022
Ciência e sociedade
Misteriosa explosão astronômica é registrada pelo Hubble a 9 mil anos-luz da Terra (FOTO)
Para realizar a descoberta, os cientistas analisaram as ondas sísmicas que chegaram até o interior do planeta, cujos dados mostram uma extensão de seu núcleo jamais vista antes.

"Este estudo relata uma classe anteriormente não observada e não utilizada de observações sismológicas de ondas reverberantes através da maior parte da Terra ao longo de seu diâmetro até cinco vezes, mais tarde referidas como múltiplos PKIKP. Ao que sabemos, reverberações de mais de duas passagens não foram relatadas na literatura sismológica", explicaram os especialistas Thanh-Son Pham e Hrvoje Tkalcic.

A estrutura revelada pode ter sido originada por uma mudança fundamental no crescimento do núcleo interno em algum período no passado do nosso planeta.
O estudo do núcleo da Terra é importante para compreender as influências que ele exerce sobre a superfície do planeta, como a distribuição de temperatura e processos de grande escala, como os terremotos e erupções vulcânicas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала