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Marinha dos EUA culpa piloto novato pela queda de um F-35 no mar do Sul da China

© Foto / Domínio Público / Força Aérea dos EUA / Cabo Dana BeesleyUm caça F-35B da Força Aérea dos EUA
Um caça F-35B da Força Aérea dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2023
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A queda de um avião, ocorrida em janeiro de 2022 no mar do Sul da China, deixou seis membros da Marinha dos EUA feridos e afundou um F-35C no território asiático. De acordo com o relatório, o piloto da aeronave foi apontado como culpado pelo incidente.
"Esta perda foi resultado de uma falha na pilotagem da aeronave", diz uma investigação recentemente publicada pela entidade militar, que afirma que o piloto estreante do F-35 "ficou em modo manual quando deveria estar [e pensou que estava] em comando automático" antes de atingir a lateral do porta-aviões USS Carl Vinson no dia 24 de janeiro de 2022.

"O piloto envolvido no incidente tentou uma recuperação acelerada da aeronave, uma manobra aprovada e comum, mas o aviador nunca havia realizado essa ação antes, o que reduziu o tempo para configurar a aeronave e realizar verificações de pouso", afirmaram os investigadores.

"Como resultado do tempo reduzido e da falta de experiência com a manobra, o piloto em comando perdeu o controle da situação e não conseguiu completar seu checklist de pouso", conclui o relatório.
De acordo com o Instituto Naval dos EUA, "a investigação descobriu que o piloto do F-35C estava fazendo sua primeira implantação".
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O erro levou não apenas à perda total do avião, mas também forçou a Marinha a embarcar em uma cara missão de resgate, aparentemente preocupada com o interesse dos militares chineses em recuperar a aeronave.
A empresa norte-americana de armas Lockheed Martin supostamente cobra US$ 94,4 milhões (cerca de R$ 490,2 milhões) por uma variante do F-35C. O tão difamado programa de caça furtivo foi criticado por suas falhas contínuas e custos excessivos.
Essas críticas se intensificaram nos últimos anos, à medida que vários aviões sofreram falhas graves em incidentes de alto perfil.
Em janeiro, o Pentágono anunciou que suspenderia as entregas do motor F-35 usado pelos caças depois que um piloto do F-35B foi forçado a ejetar ao pousar na pista de uma base aérea do Texas em dezembro do ano passado. Apenas dois meses antes, outro piloto do F-35 foi forçado a se ejetar de um avião em Utah.
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