- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Missão da OTAN: caças F-35 iniciam voos de treinamento na Polônia e intensificam presença no Leste

© AP Photo / Boris GrdanoskiMilitares dos EUA junto de caças de quinta geração F-35 na base militar do Aeroporto de Skopje, Macedônia do Norte, 17 de junho de 2022
Militares dos EUA junto de caças de quinta geração F-35 na base militar do Aeroporto de Skopje, Macedônia do Norte, 17 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2023
Nos siga no
Os caças F-35 holandeses iniciaram seus primeiros voos de treinamento na Polônia nesta segunda-feira (30), como parte de uma missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), informou a ministra da Defesa holandesa, Kajsa Ollongren.
Os caças F-35 holandeses chegaram na sexta-feira passada (27) à Polônia para patrulhar o espaço aéreo do país, no cumprimento da missão Policiamento Aéreo Aprimorado da OTAN, que visa reforçar o flanco leste europeu, segundo assegurou o ministro da Defesa polonês, Mariusz Blaszczak.
"Hoje, nossos caças F-35, que se dirigiram para a Polônia na sexta-feira, começaram seu primeiro treinamento. Eles protegem o espaço aéreo da OTAN sobre o Leste Europeu. Dessa forma, reforçamos nosso flanco leste", escreveu Ollongren em sua conta no Twitter.
Os Países Baixos expandiram muito a presença militar da OTAN no Leste Europeu. Desde o início da operação militar russa na Ucrânia, os holandeses enviaram vários caças F-35 e F-16 para patrulhar o espaço aéreo sobre o flanco leste da zona de aliança.
Quatro caças F-35 estão estacionados na Bulgária e até o final de maio devem fazer a varredura do espaço aéreo. Em meados de abril, os Países Baixos também enviaram 150 militares à Eslováquia para implantar sistemas de mísseis antiaéreos Patriot.
Além disso, o Exército holandês tem garantido a presença avançada da OTAN na Lituânia há mais de cinco anos.
A missão de Policiamento Aéreo Aprimorado da OTAN visa garantir a integridade do espaço aéreo báltico e a soberania dos vários Estados que não possuem as capacidades necessárias para o fazerem por si próprios.
Militares dos Países Baixos assistem a uma transmissão ao vivo em um telefone celular antes do desfile do dia nacional em Bucareste, Romênia, quinta-feira, 1º de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2023
Panorama internacional
Países Baixos fornecerão sistemas Patriot e treinamento a soldados ucranianos, diz ministra
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала