- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA deveriam estar em tribunal de guerra por invasão do Iraque, diz especialista

© AP Photo / Dario Lopez-MillsEntão presidente dos EUA, George W. Bush acena enquanto embarca no avião presidencial, Air Force One, no aeroporto de Mérida. México, 14 de março de 2007
Então presidente dos EUA, George W. Bush acena enquanto embarca no avião presidencial, Air Force One, no aeroporto de Mérida. México, 14 de março de 2007 - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2023
Nos siga no
Especiais
Em março, a invasão do Iraque pelos Estados Unidos completa 20 anos. Após duas décadas da incursão estadunidense, baseada na 'mentira do século', especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil afirmam que o país segue marcado por instabilidades e os responsáveis pela destruição iraquiana não foram punidos por crimes de guerra que teriam sido cometidos.
O argumento principal usado pelos EUA para invadir o Iraque foi o de que Bagdá possuía armas de destruição em massa, um argumento que se provou falso, em razão da inexistência de qualquer artefato com esse potencial em solo iraquiano.
O episódio do podcast Mundioka, da Sputnik Brasil, desta terça-feira (22) aproveitou a efeméride para questionar o legado deixado pelos EUA no Iraque. Especialistas ouvidos pelas jornalistas Melina Saad e Thaiana de Oliveira apontaram a falta de criminalização dos responsáveis pela guerra.
Para Eden Pereira Lopes da Silva, professor de história da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é possível classificar a justificativa estadunidense para a guerra de a mentira do século. Silva lembra que o ex-fuzileiro norte-americano Scott Ritter, ex-chefe dos inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) no Iraque, comprovou que não havia nem essas armas nem capacidade de produção destas antes de a invasão se concretizar.
Invasão do Iraque pelos EUA e início da guerra - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2023
Multimídia
Invasão dos EUA no Iraque: início da guerra e seu impacto

"Todo o grosso das armas e todo o know-how que existia a possibilitar a construção dessas armas havia sido destruído ao longo dos anos 1990. Então não fazia sentido algum dizer que essas armas existiam naquele momento. O discurso do Colin Powell [secretário de Estado dos EUA entre 2001 e 2005] na ONU é realmente a mentira do século", afirmou o professor da UERJ.

"Essa denúncia foi defendida dentro do Conselho de Segurança da ONU. Houve uma oficial que, caso fosse [apresentada por] um país com menos poder geopolítico, com certeza estaria hoje em um tribunal de guerra envolvendo vários dos seus líderes, como aconteceu em outras guerras", completou.
O especialista afirmou que a discussão de que o Iraque possuía essas armas "era extremamente mentirosa e visava apenas atender aos interesses geopolíticos, econômicos e militares dos Estados Unidos naquele momento". Havia, inclusive, interesses particulares da gestão de George W. Bush na invasão, em especial do então vice-presidente, Dick Cheney, por conta do petróleo iraquiano e dos contratos de reconstrução.
O pesquisador aponta ainda que os EUA deixaram um legado de destruição no Iraque.

"Se a gente pega todos os índices educacionais, de saúde, de avanço social que existiam no Iraque antes de 2003 e depois de 2003, as pessoas praticamente caem para trás. Em 2003, ele tinha o mesmo consumo de energia elétrica per capita que a China, tinha um dos melhores sistemas de educação do Oriente Médio e tinha o melhor sistema de saúde do Oriente Médio [...]. E isso foi uma construção de décadas, porque o Iraque sempre foi um país que passou por uma série de conflitos no século XX. Sempre foi ocupado por forças estrangeiras. Os 30 anos do período baathista foram muito importantes para a história iraquiana do ponto de vista do desenvolvimento social, algo que retrocedeu muito desde 2003, sobretudo em virtude da ascensão de movimentos fundamentalistas que transformaram o Iraque praticamente em uma praça de guerra."

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante conferência de imprensa em Moscou, Rússia, 18 de janeiro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2023
Panorama internacional
Lavrov desembarca no Iraque em visita oficial ao país
Para ele, isso acabou "com toda a perspectiva de futuro, de desenvolvimento econômico-social que o país tinha". "O discurso dos Estados Unidos de reconstruir o Iraque, de trazer a prosperidade, de transformá-lo na maior democracia do Oriente Médio, isso está muito longe de ser verdade. Se a gente olha para o Iraque hoje, 20 anos depois, enfim, vê essa situação [...] hoje de [...] quase que guerra de gangues no meio das ruas."
Victor Missiato, professor do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré, também classifica a invasão do Iraque de "uma das maiores vergonhas da política internacional do século XXI".

"Trata-se, talvez, de uma das maiores mentiras do século XXI a notícia de que o Iraque possuía armas de destruição em massa. [Essas armas] não estavam em lugar nenhum. Embora o Iraque tenha utilizado armas químicas contra alguns povos ali dentro, as armas de destruição em massa previstas pelos Estados Unidos não se configuraram como uma realidade."

Casa Branca, em Washington, em 19 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2023
Operação militar especial russa
EUA travam 'guerra secreta' contra Rússia sem qualquer motivo, diz mídia americana
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала