- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista: suspensão do Tratado Novo START pela Rússia tira os EUA da zona de conforto

© Sputnik / Sergei PyatakovMíssil balístico intercontinental Yars, das Forças Armadas da Rússia, sobre um veículo transportador Kamaz, na cidade de Teykovo, região russa de Ivanovo
Míssil balístico intercontinental Yars, das Forças Armadas da Rússia, sobre um veículo transportador Kamaz, na cidade de Teykovo, região russa de Ivanovo - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2023
Nos siga no
A decisão do líder russo Vladimir Putin de suspender a participação do país no Tratado Novo START tira os EUA da zona de conforto, na qual eles poderiam facilmente continuar a guerra híbrida contra a Rússia, disse à Sputnik Dmitry Suslov, vice-diretor do Centro de Estudos Europeus e Internacionais Integrados da Escola Superior de Economia russa.
Nesta terça-feira (21) Putin, em sua mensagem à Assembleia Federal, disse que a Rússia suspende sua participação no Tratado de Redução de Armas Estratégicas, enfatizando que o país não está se retirando do tratado. Ele observou que, antes de voltar à negociação, "devemos entender para nós mesmos o que pretendem tais países como a França e o Reino Unido e como vamos levar em conta seus arsenais estratégicos, ou seja, a capacidade combinada de ataque da Aliança [do Atlântico Norte]".

"A decisão da Rússia sobre o Novo START tira os EUA da sua zona de conforto, pelo menos na área da estabilidade estratégica. EUA insistiam deliberadamente nas inspeções, na execução de todos os procedimentos de rotina relacionados ao Tratado Novo START, a fim de continuar sem consequências para si a guerra híbrida contra a Rússia", disse o especialista.

Washington precisava do Novo START para continuar a guerra híbrida contra a Rússia, permanecendo em segurança, e para manter a ilusão de que não há uma ameaça de guerra nuclear e que a estabilidade estratégica é assegurada, enquanto a Rússia e os EUA mantêm relações normais na área das armas nucleares.
"E por isso na Ucrânia é possível ir cada vez mais longe: na parte da tentativa de infligir uma derrota estratégica à Rússia. E a Rússia tirou os EUA dessa zona de conforto e ressaltou que as ações americanas na Ucrânia e sua guerra híbrida são a principal ameaça à estabilidade estratégica", conclui Suslov.
O Novo START foi firmado exclusivamente com o propósito de proporcionar o equilíbrio e garantir a segurança dos países. O Novo START é o único mecanismo de controle de armas nucleares firmado entre os EUA e a Rússia. O documento foi prorrogado por cinco anos, até 2026, no início da administração de Joe Biden.
A Rússia e os EUA começaram negociações sobre as condições de um futuro tratado de limitação de armas nucleares, mas o diálogo foi interrompido após o início da operação militar especial russa na Ucrânia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала