DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Telegram ocupa o 2º lugar em popularidade atrás do WhatsApp, afirma fundador do aplicativo

© Sputnik / Kirill Kallinikov / Acessar o banco de imagensUma pessoa segura um telefone exibindo o "aplicativo Telegram" na tela
Uma pessoa segura um telefone exibindo o aplicativo Telegram na tela - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2023
Nos siga no
O serviço de mensagens instantâneas Telegram conseguiu alcançar o segundo lugar em popularidade entre usuários de todo o mundo, relatou seu criador e fundador, Pavel Durov. O empresário destacou ainda que o rápido desenvolvimento e popularidade do aplicativo estão gerando ansiedade entre seus concorrentes.
"Nos últimos cinco anos, o Telegram ultrapassou o Facebook Messenger para se tornar o aplicativo de mensagens mais popular na nuvem", escreveu Durov. Segundo ele, no momento sua ideia está atrás apenas do WhatsApp, e a lacuna está diminuindo.
O empresário russo sustentou suas palavras com dados da revista Fortune, segundo os quais a participação do Telegram nas mensagens mundiais é de 31%, do WhatsApp 44% e do Facebook Messenger 21%.
A popularidade do Facebook Messenger começou seu declínio notável a partir de 2020, impulsionado paralelamente aos inúmeros escândalos de vazamento e à venda de dados pessoais dos usuários a terceiros. Já o Telegram, por outro lado, tem mostrado um crescimento constante. O pico geral da popularidade dos programas de mensagens instantâneas foi registrado no início de 2021.
Para avaliar as mudanças, os editores da Fortune tomaram como comparação 2018, quando a participação do WhatsApp ultrapassou 50% e enquanto o Telegram representava apenas 5%, enquanto o Facebook Messenger, em 2018, chegou a ter 43%.
A Brand Analytics, uma empresa de monitoramento de mídia social, realizou um estudo sobre a atividade de mídia social e mensagens instantâneas no outono europeu de 2022. Os autores da análise concluíram que o Telegram mostrou um aumento recorde no número de usuários ativos e mensagens enviadas entre todos os aplicativos de interação massiva. Assim, em outubro de 2022, o número de usuários ativos no aplicativo aumentou 58% e o crescimento de conteúdo diário foi de 24%.
Logotipo do aplicativo Telegram - Sputnik Brasil, 1920, 17.05.2022
Notícias do Brasil
TSE e Telegram formalizam acordo para combate às fake news
Embora o Telegram ainda não tenha conseguido derrotar a popularidade do WhatsApp, isso não se deve a questões tecnológicas, já que há algum tempo o aplicativo de Durov tem uma ampla vantagem em funcionalidade e versatilidade sobre o messenger da gigante Meta (proibida na Rússia devido à propagação de extremismo). Entre algumas das melhorias que o serviço do milionário russo Durov tem, podemos destacar:
envio de arquivos de qualquer tipo;
criação de grupos de até 200.000 pessoas;
chamadas de voz e vídeo com criptografia de ponta a ponta;
permite o uso de bots usando a API do próprio aplicativo;
permite que os usuários armazenem dados na nuvem;
existe a possibilidade de ter chats secretos;
mensagens temporárias (autodestrutivas) podem ser enviadas em qualquer formato (texto, fotos, vídeos);
permite que você localize amigos nas redondezas para conversar.
A principal diferença entre os dois aplicativos de mensagens é que o Telegram é um serviço de mensagens sincronizadas permanentemente na nuvem, algo que o WhatsApp não conseguiu até agora, e a plataforma do milionário russo permite compartilhar um número ilimitado de fotos, vídeos e outros arquivos de até 2 GB cada, enquanto o WhatsApp só permite enviar arquivos de até 20 MB.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала