- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Conferência de Segurança de Munique foi realizada tarde demais, diz especialista francês

© AP Photo / Nariman El-MoftyBandeiras da Ucrânia (em primeiro plano) e da União Europeia
Bandeiras da Ucrânia (em primeiro plano) e da União Europeia - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2023
Nos siga no
A Conferência de Segurança de Munique foi realizada tarde demais e não desempenhou um papel importante na situação, já que a Ucrânia está à beira da derrota, disse o especialista francês Charles Gave, fundador da TV Libertés.
"A conferência de Munique [...] chegou tarde demais. A Ucrânia está à beira de perder o conflito, tendo provavelmente perdido mais de 150.000 soldados. A Rússia mostrou sua vontade de negociar durante todo o primeiro semestre de 2022. Os EUA e a Europa se recusaram categoricamente a negociar e apoiaram as declarações inflamadas de Zelensky [...]. Não há mais tempo para uma solução diplomática [...] a única maneira é acabar com o conflito no campo de batalha", disse à Sputnik.
Entretanto, como o especialista observa, a Europa não tem mais armas para fornecer a Kiev. Os países europeus esgotaram seus arsenais e agora carecem de armas até mesmo para seus próprios exércitos.
Ao mesmo tempo, o lançamento da produção industrial de defesa é uma tarefa difícil e lenta, acrescentou Gave.
Os EUA já contribuíram repetidamente somas enormes para apoio militar à Ucrânia, gastando mais em armas do que outros 20 países com grandes despesas militares.
Assim, os Estados Unidos estão tentando travar uma guerra por procuração com a Rússia às custas da Ucrânia e fortalecer seu controle sobre a Europa, acredita o especialista.
Josep Borrell, chefe das relações exteriores da União Europeia, e Denys Shmyhal, primeiro-ministro da Ucrânia (fora da foto), participam de cerimônia no Conselho Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, em 5 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2023
Operação militar especial russa
Borrell discutirá entregas de armas da OTAN à Ucrânia com ênfase em projéteis de calibre 155 mm
Entretanto, de acordo com Gave, é pouco provável que o governo norte-americano possa continuar a gastar o dinheiro dos contribuintes nas necessidades militares da Ucrânia, já que a oposição à entrega de armas a Kiev está se formando nos Estados Unidos.
O especialista também acha "estranho" que a Europa não impeça as declarações de Zelensky sobre a necessidade de resolver o conflito somente por meios militares e de aceitar a Ucrânia na União Europeia (UE) e na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Como resultado, as alegações de vitória iminente de Kiev estão se tornando "cada vez menos realistas" e poderiam sinalizar que a coalizão ocidental está à beira da desintegração, diz Gave, não descartando "o fim da OTAN após a derrota simbólica" do Ocidente.
Edifício do Banco Central Europeu com projeção do símbolo do euro, em Frankfurt, na Alemanha, em 30 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2023
Panorama internacional
Alemanha perdeu mais de US$ 106,7 bilhões em 2022 em meio à operação da Rússia na Ucrânia
Contudo, enquanto na conferência de Munique do ano passado Zelensky ameaçou rever a renúncia da Ucrânia às armas nucleares, neste ano os representantes de Kiev exigiram que lhes fornecessem projéteis de fósforo e de fragmentação proibidos em muitos países.
A Conferência de Segurança de Munique foi realizada de 17 a 19 de fevereiro.
A delegação russa não participou pelo segundo ano consecutivo, apesar das preocupações de alguns políticos e especialistas de que a segurança e a paz não podem ser construídas sem diálogo com Moscou. O tema central da conferência foi a crise na Ucrânia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала