DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Cientistas russos criam tecido 'inteligente' resistente ao fogo e à água

© AP Photo / Ted S. WarrenMicrobiologista da equipe de COVID-19 do Laboratório de Saúde Pública do Departamento de Saúde do Estado de Washington, nos EUA, carrega amostras com resultado positivo para a doença em máquina que prepara para sequenciamento automático do genoma, no dia 7 de dezembro de 2021
Microbiologista da equipe de COVID-19 do Laboratório de Saúde Pública do Departamento de Saúde do Estado de Washington, nos EUA, carrega amostras com resultado positivo para a doença em máquina que prepara para sequenciamento automático do genoma, no dia 7 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2023
Nos siga no
Cientistas da Universidade de São Petersburgo de Tecnologias Industriais e Design desenvolveram um método de fabricar materiais de cores diferentes simultaneamente resistentes ao fogo, à água e a outros elementos prejudiciais, relatou à Sputnik um representante do Ministério da Ciência e Ensino Superior russo.
A base do novo desenvolvimento são os tecidos feitos das chamadas fibras meta-aramidas (altamente resistentes à temperatura, à degradação química e à abrasão), que podem suportar uma temperatura de 450 graus Celsius, mas são muito difíceis de colorir.
Os cientistas conseguiram resolver esse problema: eles não apenas obtiveram um tecido em diversas cores, mas também ampliaram as faixas de temperatura de seu uso. Após o acabamento, o "tecido inteligente" pode suportar temperaturas entre 80 graus negativos e 540 graus Celsius positivos.
"A vantagem também é a redução de várias etapas do processo de fabricação de tecidos, o que simplifica a produção", explicou a autora do desenvolvimento, professora do Departamento de Tecnologias Químicas da Universidade, Tamara Dyankova.
De acordo com os desenvolvedores, sua invenção estará em demanda na produção de roupas de trabalho, tecidos para estofos e revestimentos, bem como materiais seguros para decoração de interiores em meios de transporte (navios, carros, trens e aparelhos espaciais). Além disso, este "tecido inteligente" pode ser usado para produzir roupas de proteção de cores diferentes.
Terra (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2023
Ciência e sociedade
Rotação acelerada 'rejuvenescerá' a Terra até 2028, segundo cientista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала