- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Talibã decide transformar antigas bases militares estrangeiras em zonas econômicas especiais

© AFP 2023 / WAKIL KOHSARPorta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid (no centro com xaile), faz anúncio no aeroporto de Cabul após a saída das tropas americanas, 31 de agosto de 2021
Porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid (no centro com xaile), faz anúncio no aeroporto de Cabul após a saída das tropas americanas, 31 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2023
Nos siga no
Grupo estaria trabalhando na possibilidade de fazer a mudança desde dezembro do ano passado, e agora, oficializaram a medida. A economia do país está quase entrando em colapso, e as agências de ajuda alertam para uma grave crise humanitária.
A administração do Talibã seguirá em frente com planos de transformar antigas bases militares estrangeiras em zonas econômicas especiais para empresas, disse o vice-primeiro-ministro interino para Assuntos Econômicos, Mullah Baradar, neste domingo (19).

"Após uma discussão aprofundada, foi decidido que o Ministério da Indústria e Comércio deveria assumir progressivamente o controle das bases militares remanescentes das forças estrangeiras com a intenção de convertê-las em zonas econômicas especiais", afirmou Baradar segundo a NBC News.

Baradar acrescentou que um plano piloto começaria a converter bases na capital afegã, Cabul, e na província de Balkh, no norte.
A economia do Afeganistão tem lutado e as agências de ajuda alertam para uma grave crise humanitária desde que o grupo assumiu o poder em 2021, quando as tropas estrangeiras se retiraram após 20 anos de guerra.
A aquisição provocou um corte no financiamento do desenvolvimento, o congelamento dos ativos do Banco Central detidos por estrangeiros e sanções impostas ao setor bancário.
Talibã está de guarda enquanto mulher entra no escritório de passaportes do governo em Cabul, Afeganistão, 27 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2022
Panorama internacional
Talibã proíbe mulheres de visitarem parques públicos no Afeganistão
Ao mesmo tempo, políticas linha-dura e radicais voltaram a acontecer no país, principalmente contra as mulheres, como a recente medida imposta em janeiro que proibiu afegãs de frequentarem universidades e fazerem vestibular.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала