- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente do México assina decreto para nacionalizar lítio mexicano

© AP Photo / Fernando LlanoO presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, dá o grito característico do início das comemorações do Dia da Independência, no Palácio Nacional, sede do Poder Executivo. Cidade do México, 15 de setembro de 2022
O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, dá o grito característico do início das comemorações do Dia da Independência, no Palácio Nacional, sede do Poder Executivo. Cidade do México, 15 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2023
Nos siga no
Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador assinou um decreto neste sábado (18) para nacionalizar o lítio do país.
Com o objetivo de que o lítio mexicano não possa ser explorado por nenhum país estrangeiro, o decreto sobre a nacionalização da matéria-prima declara um território de 234.855 hectares como zona de reserva.
Com isso, todas as reservas de lítio do país serão entregues ao Ministério da Energia (Sener).
Decreto sobre a nacionalização do lítio, de Sonora.
O decreto foi assinado durante um ato presidencial no município de Bacadéhuachi, localizado no estado de Sonora.
"Vamos nacionalizar o lítio para que não seja explorado por estrangeiros, nem da Rússia, nem da China, nem dos Estados Unidos, o petróleo e o lítio são da nação, do povo do México", disse o presidente durante a cerimônia.
Bandeira boliviana tremula ao vento no Salar de Uyuni, onde se encontram as maiores reservas de lítio do mundo. Uyuni, Bolívia, 16 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2023
Panorama internacional
China, Bolívia e a exploração de lítio: salto de qualidade da presença latino-americana no mundo?
Agora, segundo palavras de López Obrador, vem a parte tecnológica do processo, "porque aqui o lítio está na argila e não está na rocha".
Ao contrário da Bolívia, Chile e Argentina, a matéria-prima encontrada no México requer tratamento e processamento para ser separada da argila.
O presidente lembrou que o lítio é o principal insumo para a produção de baterias de carros elétricos.
O decreto é mais um passo do governo mexicano para dar prosseguimento às determinações da Lei de Mineração de abril de 2022, que mudou uma série de regras para o setor, tornando mais difícil a participação de empresas estrangeiras.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, mostra sua carteira de vacinação após receber a primeira dose da vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca,  no Palácio Nacional, na Cidade do México, em 20 de abril de 2021. - Sputnik Brasil, 1920, 19.04.2022
Panorama internacional
México lança nacionalização de seu lítio
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала