- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

China negocia com Brasil uso da antiga fábrica da Ford para produção de carros elétricos, diz mídia

© Folhapress / Rodrigo PaivaMáquinas na linha de produção da fábrica de veículos da Ford em São Bernardo do Campo (SP)
Máquinas na linha de produção da fábrica de veículos da Ford em São Bernardo do Campo (SP) - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2023
Nos siga no
Fábrica em questão fica na Bahia e foi desativada em janeiro de 2021, trazendo à região grande dificuldade econômica, uma vez que acabou com 4,8 mil empregos formais.
Em um reaquecimento das relações, além da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China em março, o governo brasileiro está negociando com os chineses a retomada da antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.
A montadora norte-americana, que também incluía bases nos municípios de Taubaté (SP) e Horizonte (CE), foi desativada em janeiro de 2021, e a ideia dos chineses é utilizar o espaço e o maquinário para produzir carros elétricos, segundo a revista Veja.
Camaçari é a quarta cidade mais populosa da Bahia e um importante polo industrial no Nordeste. A saída da Ford teve impacto brutal sobre a arrecadação tributária, a circulação de dinheiro e a atividade econômica do município, portanto, caso o governo Lula consiga levar a negociação adiante, será uma grande conquista para gestão sem nem mesmo chegar ao meio ano de mandato.
Fábrica da Ford, em Taubaté, no interior de São Paulo, no dia 12 de janeiro de 2021; montadora encerrou suas operações no Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 21.05.2021
Notícias do Brasil
Prejuízo bilionário da Ford: caso à parte ou Brasil tem problema estrutural?
Segundo a mídia, Lula se equilibrará entre os interesses de duas potências que cada vez mais são observadas como opostas: Estados Unidos e China. No Palácio do Planalto, a missão oficial a Pequim, principal parceria comercial do Brasil, é tratada como estratégica.
De acordo com um ministro ouvido pela revista, "o Lula não está preocupado com a repercussão nos Estados Unidos dessa missão à China. Ele é pragmático e fala com todo mundo".
O próprio chanceler Mauro Vieira, em recente entrevista, disse que a ida do presidente ao país asiático é "um sinal político", conforme noticiado. Na viagem, há expectativa de acordos importantes nas áreas de agronegócio, infraestrutura e tecnologia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала