- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Uganda denuncia que ex-colonizadores exigem que o país se torne inimigo da Rússia

© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia / Acessar o banco de imagensO ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov (à esquerda), e o presidente da República de Uganda, Yoweri Museveni durante encontro realizado em Uganda. Kampala, 26 de julho de 2022
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov (à esquerda), e o presidente da República de Uganda, Yoweri Museveni durante encontro realizado em Uganda. Kampala, 26 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.02.2023
Nos siga no
Os antigos países colonizadores pedem a Uganda que se torne inimiga da Rússia, mas os dois Estados se unem em relações históricas, afirmou o ministro de Relações Exteriores ugandês, Jeje Odongo, em entrevista à Sputnik.

"Fomos colonizados e perdoamos aqueles que nos colonizaram. Agora os colonizadores nos pedem para sermos inimigos da Rússia, que nunca nos colonizou. É justo? Não é assim para nós: seus inimigos são seus inimigos, nossos amigos são nossos amigos. Não deve haver interferência nesse assunto", disse Odongo.

O ministro destacou que os dois países têm uma longa relação que remonta à década de 1960 e observou que muitos dos estudantes de Uganda foram educados em universidades russas.

"A maior parte do nosso equipamento militar é de fabricação russa e, portanto, para continuarmos nos defendendo, devemos continuar renovando o equipamento que possuímos. A questão das sanções é complicada, mas, para nós, é uma questão de vida ou morte. E vamos continuar [cooperando] porque temos de sobreviver", acrescentou Odongo.

"Por que, de repente, seria um problema continuar o relacionamento com a Rússia, no qual historicamente mantivemos?", acrescentou Odongo.
Mundioka #195 - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2023
Mundioka
Cheia de problemas, Alemanha procura briga com Rússia na África
Neste sábado (18) teve início a 36ª Cúpula da União Africana (UA), na capital etíope, Adis Abeba. Em mensagem enviada à conferência, o presidente russo, Vladimir Putin, cumprimentou os chefes de Estado e governos africanos que participam da Assembleia da UA, observando que a organização se estabeleceu como um mecanismo eficaz para a cooperação política, econômica e humanitária multilateral.
Putin também observou que, para a Rússia, os países africanos sempre foram e continuam sendo parceiros importantes e confiáveis, com os quais Moscou está unida pelo desejo de construir um mundo multipolar justo "baseado na verdadeira igualdade e no domínio do direito internacional", bem como livre da discriminação, ditames pela força e pressão de sanções.
O presidente russo, Vladimir Putin, à direita, e o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, apertam as mãos durante reunião à margem da cúpula do G-20, em Osaka, no Japão, em 28 de junho de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2023
Panorama internacional
África do Sul diz que aguarda Putin na 1ª cúpula do BRICS presencial pós-pandemia, em agosto
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала