- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Putin saúda cúpula da União Africana: 'Mecanismo eficaz para a cooperação multilateral'

© Sputnik / POOL / Acessar o banco de imagensO presidente russo, Vladimir Putin, participa do evento por ocasião do 30º aniversário da Gazprom via link de vídeo
O presidente russo, Vladimir Putin, participa do evento por ocasião do 30º aniversário da Gazprom via link de vídeo - Sputnik Brasil, 1920, 18.02.2023
Nos siga no
A 36ª Cúpula da União Africana (UA), de dois dias, que se concentra principalmente em questões econômicas, começou na capital etíope, Adis Abeba, neste sábado (18), presidida pelo presidente senegalês Macky Sall.
O presidente russo, Vladimir Putin, cumprimentou os chefes de Estado e governos africanos que participam da Assembleia da UA, observando que a organização se estabeleceu como um mecanismo eficaz para a cooperação política, econômica e humanitária multilateral.
"Caros chefes de Estado e de governo! Vos saúdo por ocasião da abertura da Assembleia da União Africana. Ao longo dos anos de sua existência, a União Africana se consolidou como um mecanismo eficaz de cooperação política, econômica e humanitária multilateral. Esta estrutura internacional prestigiada desempenha um papel importante na resolução de conflitos e crises locais, no reforço da boa vizinhança, segurança e estabilidade no continente africano", afirmou o presidente.
Putin também observou que, para a Rússia, os países africanos sempre foram e continuam sendo parceiros importantes e confiáveis, com os quais Moscou está unida pelo desejo de construir um mundo multipolar justo "baseado na verdadeira igualdade e no domínio do direito internacional", bem como livre da discriminação, ditames pela força e pressão de sanções.
O presidente russo observou ainda que a cúpula Rússia-África realizada em 2019 criou boas condições para aumentar os laços de amizade tanto a nível bilateral como multilateral. Putin expressou confiança de que a segunda reunião neste formato, que vai ser realizada em São Petersburgo em julho, deve ajudar a definir novas tarefas para expandir a cooperação da Rússia com parceiros africanos em várias áreas.
Mundioka #195 - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2023
Mundioka
Cheia de problemas, Alemanha procura briga com Rússia na África
"Terei o maior prazer em vê-los em São Petersburgo. Estou ansioso para continuar o trabalho conjunto construtivo para o benefício de nossos países e povos, no interesse de assegurar o desenvolvimento pacífico e próspero do continente africano. Desejo sinceramente sucesso e tudo de bom para os participantes da assembleia", concluiu Putin.
A cúpula da UA em Adis Abeba foi precedida pela reunião dos ministros das Relações Exteriores da UA realizada de 15 a 16 de fevereiro. Os ministros discutiram os problemas mais prementes do continente, como o aumento da insegurança e a necessidade de fortalecer os vínculos econômicos.
Os ministros das Relações Exteriores africanos apelaram a esforços concertados para melhorar a posição do continente no mundo, promover a integração continental e fomentar a cooperação interregional.
O tema principal desta cúpula é a aceleração da Área de Livre Comércio Continental Africana (AfCFTA, na sigla em inglês). O acordo AfCFTA, que prevê a eliminação de tarifas e barreiras comerciais, foi assinado na primavera de 2018 e, após a ratificação, tornou-se juridicamente vinculativo no verão do ano seguinte. A operação prática da AfCFTA começou em 1º de janeiro de 2021. O acordo prevê a conexão gradual à AfCFTA de todos os novos setores das economias dos países africanos.
Espera-se que o encontro dê um impulso adicional à zona de livre comércio continental, incluindo a sua componente financeira. Além disso, existe um plano para criar uma moeda única africana. AfCFTA é a maior área de livre comércio internacional do mundo em termos de número de países participantes. Ela une 54 Estados com uma população total de 1,27 bilhão de pessoas e um produto interno bruto (PIB) total de US$ 3,4 trilhões (cerca de R$ 17,5 trilhões).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала