- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Militares russos acusam Ucrânia de usar munição tóxica perto de Ugledar (FOTOS)

© Sputnik / Konstantin MihalchevskySoldados russos passando por treinamento
Soldados russos passando por treinamento - Sputnik Brasil, 1920, 18.02.2023
Nos siga no
O Exército da Ucrânia lançou uma munição contendo uma toxina não identificada nas posições dos militares russos perto das povoações de Urozhainoe e Velikaya Novosyolka na direção de Ugledar, disseram oficiais russos à Sputnik.
"Na manhã de 16 de fevereiro, dois drones de ataque inimigos apareceram sobre posições russas perto de Ugledar. Um dos drones foi abatido imediatamente, enquanto o outro conseguiu lançar uma munição química em nossas posições", disse um oficial.
O explosivo detonou e dois soldados russos expostos ao ataque sofreram queimaduras nos pulmões, disse o militar, acrescentando que os dois homens apresentavam sintomas reveladores de envenenamento, incluindo vômitos e irritação das membranas mucosas.
"Os fragmentos da munição que detonou e o do drone abatido foram enviados para análise", disse o oficial.
A Sputnik obteve fotos da suposta munição química, que se parece com um tubo cilíndrico de metal coberto com uma película preta em uma de suas extremidades.
A Rússia lançou sua operação militar especial na Ucrânia no dia 24 de fevereiro de 2022, depois que as repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) pediram ajuda para se defender das provocações ucranianas. Em resposta à operação da Rússia, os países ocidentais lançaram uma ampla campanha de sanções contra Moscou e passaram a fornecer armas à Ucrânia.
No dia 30 de setembro do ano passado, o presidente russo Vladimir Putin e os chefes de RPD e RPL, bem como das regiões de Kherson e Zaporozhie, assinaram acordos sobre a adesão desses territórios à Rússia, após referendos que mostraram que uma esmagadora maioria dos a população local apoiou a iniciativa.
Sistema de mísseis antiaéreos Buk na área de Zaporozhie - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2023
Operação militar especial russa
Tropas russas liquidam mais de 100 militares ucranianos e libertam povoado em Donetsk
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала