- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Casa Branca: EUA não prometem entregar caças à Ucrânia, mas saúdam tal iniciativa de países aliados

© AP Photo / Wally SantanaCaça F-16 da Força Aérea de Taiwan
Caça F-16 da Força Aérea de Taiwan - Sputnik Brasil, 1920, 18.02.2023
Nos siga no
Os Estados Unidos não fizeram promessas de fornecer caças a Ucrânia, mas vão saudar iniciativas desse tipo de outros países, disse John Kirby, coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, durante um briefing.
"Se algum de nossos parceiros e aliados quiser fornecer caças ao senhor [Vladimir] Zelensky, será certamente sua decisão soberana, que vamos saudar", disse ele.
Kirby afirmou que os EUA nunca ditaram aos parceiros o que eles podem ou não entregar às forças ucranianas e quando. Segundo ele, atualmente Washington não treina pilotos ucranianos para usar caças avançados.
Durante o seu discurso, o coordenador de comunicações da Casa Branca declarou que as autoridades dos EUA não vão falar sobre o apoio hipotético às ações de Kiev contra a Crimeia.

"Eu não vou entrar em um raciocínio hipotético, não vou apresentar hipóteses sobre possíveis operações que os ucranianos podem ou não realizar, esta pergunta é para o presidente [Vladimir] Zelensky e sua equipe", respondeu Kirby à pergunta sobre como avalia a probabilidade do apoio de Washington às ações de Kiev para um ataque à Crimeia, se estas tiverem lugar.

Antony Blinken durante coletiva de imprensa com o secretário de Relações Exteriores britânico, James Cleverly. Washington, EUA, 17 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2023
Operação militar especial russa
Blinken: Crimeia é 'linha vermelha' e ofensiva da Ucrânia pode gerar resposta devastadora da Rússia
Ontem (18), Vladimir Bobkov, vice-presidente do parlamento da Crimeia, disse que a resposta em caso de agressão contra a Crimeia por parte da Ucrânia será a mais dura, já que permitirá utilizar os meios mais destrutivos contra o inimigo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала