- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

FMI diz que chegou a acordo com a Ucrânia para negociar empréstimos

© SputnikLogo do Fundo Monetário Internacional (FMI)
Logo do Fundo Monetário Internacional (FMI) - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2023
Nos siga no
O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse nesta sexta-feira (17) que chegou a um acordo com o governo da Ucrânia que abre as portas para discussões sobre um programa de empréstimos para Kiev.
"A equipe do FMI e as autoridades ucranianas chegaram a um acordo em nível de equipe sobre a primeira e última revisão sob o Monitoramento do Programa com Envolvimento da Diretoria (PMB). Este acordo, que está sujeito à aprovação da Administração do FMI, abre caminho para iniciar discussões sobre um programa de pleno direito apoiado pelo Fundo", disse o organismo em comunicado.
Uma equipe do FMI se reuniu com autoridades ucranianas em Varsóvia entre os dias 13 e 17 de fevereiro. O fundo elogiou o desempenho "forte" de Kiev sob o PMB e disse que "todas as metas quantitativas e indicativas foram cumpridas, bem como todas as referências estruturais que abrangem política fiscal, governança e questões do setor financeiro".
O chefe da delegação do FMI, Gavin Gray, observou que a economia da Ucrânia contraiu 30% em 2022, o que é menos do que o esperado. Ele também observou que a inflação começou a desacelerar.
Imagem mostra o disparo de um míssil antitanque FGM-148 Javelin, na cidade de Taichung, em Taiwan, no dia 16 de julho de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2023
Panorama internacional
Conflito na Ucrânia revela o calcanhar de Aquiles dos EUA na defesa nacional, escreve WP
"Ao mesmo tempo, as perspectivas de curto prazo se deterioraram desde que o PMB foi aprovado em dezembro, inclusive devido a ataques a infraestrutura crítica. No entanto, a economia está se ajustando e uma recuperação econômica gradual é esperada ao longo do ano ", disse Gray no comunicado.
Gray também enfatizou a necessidade de aumentar as receitas fiscais, inclusive por meio de uma melhor administração de receitas e restauração das políticas fiscais para suas configurações pré-conflito.
Além disso, o país enfrenta "uma tarefa formidável de criar espaço fiscal para reparos relacionados à guerra e uma rede de segurança social mais forte, não deixando espaço para medidas que erodem as receitas fiscais", afirmou o funcionário do FMI.
No início da semana, a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, estimou em US$ 40-48 bilhões (R$ 206-247 bilhões) o montante que a Ucrânia precisa para sustentar sua economia em 2023.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала