- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil, Argentina, México e Chile se unem em texto contra nova expansão israelense na Cisjordânia

© AP Photo / Bernat ArmangueBandeira israelense perto de assentamentos judaicos na Cisjordânia
Bandeira israelense perto de assentamentos judaicos na Cisjordânia - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2023
Nos siga no
Países fazem declaração conjunta criticando e condenando a construção de dez mil casas israelenses e nove postos avançados em assentamentos existentes na Cisjordânia. Ação marca mudança da política externa do Brasil perante a causa.
Nesta sexta-feira (17), os governos de Brasil, México, Chile e Argentina emitiram um comunicado conjunto condenando a expansão de assentamentos israelenses na Cisjordânia ocupada. Os quatro países alertaram que a decisão, além de ferir o direito internacional, tende a aumentar o clima de tensão entre israelenses e palestinos na região.
"Essas medidas unilaterais constituem graves violações do Direito Internacional e das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, especialmente a resolução 2.334 [2016], além de contribuir para elevar as tensões atuais", diz um trecho da nota conjunta.
Além disso, as nações expressaram "oposição a qualquer ação que comprometa a viabilidade da solução de dois Estados, na qual Israel e Palestina possam compartilhar fronteiras seguras e reconhecidas internacionalmente, respeitando as legítimas aspirações de ambos os povos de viver em paz".
As declarações de Brasília, Cidade do México, Buenos Aires e Santiago se juntam ao texto conjunto produzido por Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Itália na última quarta-feira (14), no qual os países também condenam as recentes decisões de Israel.
No último domingo (12), Tel Aviv anunciou que legalizaria nove postos avançados e construiria dez mil casas em assentamentos existentes na Cisjordânia. Entretanto, o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, respondeu com desdém à declaração conjunta e disse querer muito mais postos legalizados.
O ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, fala com repórteres antes de uma reunião semanal de gabinete no gabinete do primeiro-ministro em Jerusalém, 5 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2023
Panorama internacional
Israel desdenha de critica dos EUA e Europa sobre legalização de assentamentos: 'Queremos mais'
Depois de quatro anos adotando uma postura de total apoio ao governo israelense - até mesmo em votações da ONU - sob a presidência brasileira de Jair Bolsonaro, o Brasil volta a agora a se alinhar com a América Latina e com a preocupação com a causa palestina.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала