- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Taiwan convida representantes da China continental pela 1ª vez desde 2019

CC BY-SA 2.0 / Connie / Taiwan flag.Bandeira de Taiwan
Bandeira de Taiwan - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2023
Nos siga no
Pela primeira vez desde o início da pandemia de COVID-19, representantes do governo da cidade chinesa de Xangai vão poder visitar Taiwan de 18 a 20 de fevereiro a convite do governo da cidade de Taipé, informou a Agência Central de Notícias de Taiwan, CNA.
Conforme aponta a agência, o governo da cidade de Taipé apresentou um pedido para hospedar uma delegação de Xangai na ilha.
"Seis membros da delegação participarão de 18 a 20 de fevereiro no Festival da Luz e outros eventos", diz o comunicado.
Neste ano, o tradicional Festival da Luz, que marca a chegada do Ano Novo chinês, acontece em Taiwan de 5 a 19 de fevereiro. Há três anos que o festival é realizado sem a participação de delegações da China continental, devido à pandemia de COVID-19.
A situação em torno de Taiwan piorou após a visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha no dia 3 de agosto, apesar dos protestos da China que viram o apoio de Washington a Taiwan naquela viagem e lançaram exercícios militares de grande escala ao redor da ilha.
Os laços entre a China e Taiwan foram rompidos em 1949, depois que as forças do partido nacionalista Kuomintang sofreram uma derrota na guerra civil contra o Partido Comunista e se mudaram para aquele arquipélago.
As relações foram restabelecidas apenas no nível empresarial e informal no final dos anos 1980. A política fundamental da China em relação a Taiwan é a reunificação pacífica sob o princípio de Um País, Dois Sistemas.
Líder republicano, Kevin McCarthy - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2023
Panorama internacional
'Não acho que China possa me dizer aonde ir', diz sucessor de Pelosi sobre potencial visita a Taiwan
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала