DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Elon Musk afirma em evento que um 'governo mundial' poderia acabar com a humanidade

© AP Photo / Kamran JebreiliElon Musk fala virtualmente durante a Cúpula Mundial de Governo em Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de fevereiro de 2023
Elon Musk fala virtualmente durante a Cúpula Mundial de Governo em Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2023
Nos siga no
De acordo com as palavras do bilionário, "diversidade civilizacional" é a ferramenta de proteção contra um possível colapso global total.
Qualquer tentativa de criar um único governo mundial é motivo de preocupação, já que poderia privar a humanidade da diversidade e precipitar o fim da civilização, afirmou o CEO da SpaceX, Elon Musk, durante sua participação virtual na Cúpula Mundial do Governo de 2023 — que promove a cooperação entre as nações —, nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai, na quarta-feira (15).
"Queremos evitar criar um risco civilizacional ao ter — e isso pode parecer estranho — muita cooperação entre os governos", disse Musk.
Historicamente, diferentes civilizações foram separadas pela distância, então quando uma entrou em declínio, outras poderiam subir, raciocinou Musk. Quando a Roma Antiga caiu, o Islã se ergueu e conseguiu preservar muito do conhecimento romano e construí-lo, disse Musk. Mas em um mundo globalizado isso pode não ser mais um cenário viável.
Queremos ter alguma quantidade de diversidade civilizacional, de modo que, se algo der errado com uma civilização, tudo não entre em colapso e a humanidade continue avançando.
Rabino usa programa de inteligência artificial Chat GPT no Centro Judaico de Hamptons em Nova York, EUA, 10 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2023
Especialista avalia IA nos produtos militares: promessa ou pesadelo de Musk?
O imperativo para a sobrevivência da humanidade pode ser de importância universal, acredita Musk, considerando que, até onde sabemos, pode não haver nenhuma outra espécie em qualquer lugar que tenha desenvolvido consciência.
"Não vi nenhuma evidência de tecnologia alienígena ou qualquer tipo de vida alienígena. Acho que saberia", considerou o empresário. "SpaceX — nós fazemos muito. Acho que ninguém sabe mais sobre espaço do que eu, pelo menos sobre tecnologia espacial", afirmou.
O pensamento de que não existem alienígenas é "perturbador", acrescentou, porque significa que a civilização humana "é como uma pequena vela em uma vasta escuridão, e uma pequena vela muito vulnerável que pode ser facilmente apagada".
Musk exortou o público do evento a tomar muito cuidado, para evitar que a humanidade seja exterminada por algum cataclismo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала