- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Poderosos terremotos que atingiram Turquia e Síria são a catástrofe do século, segundo OMS

© AP Photo / Bernat ArmangueFamília sentada junto de prédio colapsado após terremoto, em Antália, Turquia, 11 de fevereiro de 2023
Família sentada junto de prédio colapsado após terremoto, em Antália, Turquia, 11 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2023
Nos siga no
Poderosos terremotos que atingiram a Turquia e a Síria há pouco mais de uma semana se tornaram o pior desastre natural da Europa nos últimos cem anos, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) em um comunicado.
"Ainda estamos aprendendo a extensão do desastre. Seus danos reais não foram calculados", declarou o diretor regional da OMS na Europa, Hans Kluge.
Segundo ele, mais de 31 mil mortes foram confirmadas na Turquia e quase 5 mil na Síria. Além disso, pelo menos 26 milhões de pessoas em ambos os países precisam de assistência humanitária. Kluge observou que a OMS já pediu US$ 43 milhões (R$ 223,28 milhões) para isso.
"Espero que nos próximos dias, à medida que entendemos melhor a magnitude da crise e das necessidades humanitárias, esse valor aumente pelo menos para o dobro", acrescentou o representante da OMS.
No comunicado a OMS também refere preocupação com o aumento da disseminação de doenças infecciosas, que será possível devido à ruptura no abastecimento de água e às condições antissépticas nos locais do desastre.
De acordo com as autoridades turcas citadas pela organização, cerca de 80 mil pessoas estão em hospitais, colocando uma enorme pressão sobre o sistema de saúde, que foi severamente afetado pelo desastre.
"Iniciamos a maior implantação de equipes médicas de emergência na região europeia da OMS em nossos 75 anos de história", enfatizou Hans Kluge.
Na segunda-feira (6), dois sismos de magnitude 7,7 e 7,6 atingiram várias províncias do sudeste da Turquia e do noroeste da Síria. Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, chamou este o maior desastre natural do país desde 1939.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала