- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: Irã e EUA negociam trocar fundos congelados por prisioneiros com ajuda do Reino Unido e Catar

© AFP 2023 / Olivier DoulieryO secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken (à direita), e o ministro das Relações Exteriores do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani (à esquerda), realizam uma coletiva de imprensa após a cerimônia de assinatura do Diálogo Estratégico EUA-Qatar no Departamento de Estado em Washington, DC, em 12 de novembro de 2021
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken (à direita), e o ministro das Relações Exteriores do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani (à esquerda), realizam uma coletiva de imprensa após a cerimônia de assinatura do Diálogo Estratégico EUA-Qatar no Departamento de Estado em Washington, DC, em 12 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2023
Nos siga no
Os dois países estão explorando uma fórmula que foi discutida anteriormente em 2021, que poderia incluir uma possível troca de prisioneiros e a liberação de bilhões de dólares em fundos em bancos sul-coreanos.
O governo Biden está mantendo discussões indiretas com o Irã sobre uma possível troca de prisioneiros conjunta à liberação de fundos, em uma tentativa de garantir a libertação de cidadãos norte-americanos presos na República Islâmica. A negociação estaria contando com a intermediação do Catar e do Reino Unido, segundo quatro fontes familiarizadas com o assunto e ouvidas pela NBC News.
Do lado norte-americano, seria receber compatriotas que estão no país persa, do lado iraniano, seria os Estados Unidos descongelarem bilhões de dólares em fundos em bancos sul-coreanos atualmente bloqueados por sanções estadunidenses.
Entretanto, Teerã só poderia usar o dinheiro para a compra de alimentos, remédios ou outros fins humanitários, de acordo com as sanções existentes contra o país persa.
Na estratégia, o Catar entraria supervisionando a transferência, relata a mídia. Este mês, o ministro das Relações Exteriores do catariano, Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani, se encontrou com seu homólogo iraniano, Hossein Amir-Abdollahian.
Primeiro-ministro da Coreia do Sul, Chung Sye-kyun, à esquerda, e o vice-presidente sênior do Irã, Eshaq Jahangiri, em coletiva de imprensa conjunta, em Teerã, Irã, 11 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2021
Irã exige que Coreia do Sul libere bilhões em fundos congelados sob sanções dos EUA
Durante a reunião, a delegação do Catar "transmitiu mensagens dos EUA aos iranianos que incluíam pontos sobre a libertação de prisioneiros", disse uma fonte com conhecimento das negociações.
Também neste mês, Amir-Abdollahian declarouo que estão em andamento discussões sobre uma possível troca de prisioneiros com terceiros ajudando a transmitir mensagens. O chanceler afirmou que um "funcionário do Reino Unido" estava agindo como um "representante" dos EUA nas negociações, segundo a mídia.
"O representante em questão esteve no Irã nas últimas semanas e atualizamos o acordo que tínhamos em março. Estamos prontos para trocar nossos prisioneiros, mas há medidas técnicas que precisam ser tomadas pelos americanos. Estamos aguardando as providências técnicas a serem tomadas", disse.
Questionado sobre possíveis negociações indiretas, o governo Biden sugeriu que possui métodos para transmitir mensagens ao Irã.

"Como dissemos, temos maneiras de nos comunicar com o Irã sobre questões preocupantes, inclusive sobre a questão da libertação de cidadãos americanos detidos injustamente no Irã. Esses canais permanecem abertos, mas não vamos detalhá-los. Continuamos comprometidos em garantir a liberdade de todos os cidadãos americanos que continuam detidos injustamente no exterior, incluindo Siamak Namazi, Emad Shargi e Morad Tahbaz […]", disse o Departamento de Estado em uma declaração citada pela mídia.

Com Washington e Teerã cada vez mais em desacordo sobre o avanço do acordo nuclear, protestos que explodiram no país persa e a aproximação entre Irã e Rússia, a janela para negociações sobre uma troca de prisioneiros pode fechar em breve, à medida que as tensões aumentam nos próximos meses, alertaram especialistas e defensores dos norte-americanos presos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала