- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia e Bolívia quebram hegemonia do dólar e iniciam comércio em moedas nacionais

© Foto / Pixabay / StockSnapLa Paz, Bolívia (imagem referencial)
La Paz, Bolívia (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2023
Nos siga no
Empresas russas e bolivianas começaram a realizar transações comerciais em suas moedas nacionais, o rublo e o boliviano, o que significa a falência da hegemonia do dólar segundo o embaixador russo no país andino, Mikhail Ledenyov.
"As operações financeiras agora podem ser realizadas diretamente em moedas nacionais", disse o embaixador à Sputnik nesta terça-feira (14).
Ledenyov especificou que o Union Bank, o mais importante da Bolívia, e o Gazprombank, da Rússia, abriram contas de correspondentes diretos em rublos e bolivianos.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (à direita), recebe o chanceler alemão, Olaf Scholz, em Brasília. Brasil, 31 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2023
Notícias do Brasil
Analistas explicam como o Brasil deve explorar o apetite da UE pelo Mercosul
O acordo, destacou, foi possível após uma série de reuniões telemáticas entre os bancos centrais dos dois países ocorridas em 2022.

"Isso já facilita a atuação das empresas russas no mercado", enfatizou o embaixador russo, cujo país enfrenta inúmeras sanções dos Estados Unidos e de países europeus devido à operação na Ucrânia.

Ledenyov também destacou o interesse das empresas bolivianas em exportar frutas e minerais tropicais.

"Em particular, diz respeito à possível exportação de culturas tropicais (bananas, mangas e papaias), soja, vinhos locais, singani (uma bebida alcoólica típica) e café. [...] Além do lítio, outros minerais são produzidos aqui, como estanho, ouro e prata", disse ele.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, faz discurso sobre a política de seu governo, como parte do debate sobre o orçamento de 2023, no Bundestag (o Parlamento alemão), em Berlim, na Alemanha, em 7 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2023
Panorama internacional
Bloomberg: Alemanha busca competir com China pelo lítio da América Latina
As empresas bolivianas, indicou, estão intensificando as consultas com a embaixada para estabelecer contatos com empresas russas.
Atualmente, frisou, é urgente encontrar soluções para os problemas logísticos e estabelecer esses novos contatos.

"Espero que os bolivianos apresentem suas propostas a esse respeito na próxima reunião da Comissão Intergovernamental Rússia–Bolívia, que esperamos que ocorra neste ano", afirmou.

Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores da Bolívia, o comércio com a Rússia somou o equivalente a mais de US$ 120 milhões (R$ 618 milhões) entre janeiro e novembro de 2022.

As sanções dos EUA, constatou o diplomata, "em geral não afetaram o comércio".

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ao centro, e o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, posam para fotos durante a Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) em Buenos Aires, Argentina, 24 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2023
Notícias do Brasil
Fernández celebra retorno do Brasil à CELAC e diz que ascensão da ultradireita 'ameaça os povos'
O embaixador referiu-se ainda à colaboração russa no setor da saúde para a detecção precoce de doenças.

"Existe um projeto de diagnóstico precoce de doenças que é muito atual na Bolívia. O país tem áreas de difícil acesso, onde é difícil construir e administrar um hospital estacionário, mas vários métodos móveis de diagnóstico podem ser usados, ​com diferentes tecnologias e veículos especiais. Esse projeto está em fase de negociação, e espero que chegue a um acordo", afirmou.

Ledenyov adiantou ainda que os dois países poderão assinar em breve um memorando de entendimento para cooperação desportiva.

"O memorando de cooperação na área de esportes e educação física está quase pronto para assinatura. Ele contempla a preparação de pessoal, treinamento e competições esportivas. Espero que possamos assiná-lo em breve", afirmou, acrescentando que o país sul-americano tem bons centros esportivos.

Além disso, indicou, a Bolívia é um país montanhoso e pode ser interessante para o treinamento de atletas russos, devido às condições de grande altitude.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала