- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

ONU precisaria de mandado para investigar explosão do Nord Stream, diz porta-voz da organização

© Foto / Comando de Defesa DinamarquêsVazamento no gasoduto Nord Stream 2, próximo à ilha de Bornholm, na Dinamarca, em 29 de setembro de 2022 (foto de arquivo)
Vazamento no gasoduto Nord Stream 2, próximo à ilha de Bornholm, na Dinamarca, em 29 de setembro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2023
Nos siga no
Em coletiva de imprensa, Stéphane Dujarric diz que não tem "nenhuma informação" sobre as causas da explosão dos gasodutos.
A Organização das Nações Unidas (ONU) precisaria receber um mandado de um órgão legislativo interno para investigar a explosão dos gasodutos Nord Stream, ocorrida no ano passado, disse Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da organização, nesta terça-feira (14).

"Para nós [Nações Unidas] conduzirmos qualquer tipo de investigação em qualquer coisa, precisamos ter um mandado, o que não temos, claramente, neste [caso]", disse Dujarric, durante uma coletiva de imprensa.

Dujarric destacou que tal mandado teria que vir de um órgão legislativo das Nações Unidas. O porta-voz observou que não tem "nenhuma informação" sobre as causas das explosões que danificaram os gasodutos Nord Stream além do que foi relatado na mídia.
Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, após a reunião dos chanceleres do G20 à margem da cúpula do G20 em Bali, na Indonésia, em 15 de novembro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 12.02.2023
Panorama internacional
EUA assumiram responsabilidade por explosões no Nord Stream e 'estão felizes', diz Lavrov
Em 26 de setembro de 2022, três das quatro cordas dos gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2 foram danificadas após uma explosão subaquática.
O jornalista investigativo vencedor do Prêmio Pulitzer Seymour Hersh publicou um artigo na última quarta-feira (8) detalhando como os mergulhadores da Marinha dos EUA plantaram explosivos para destruir os gasodutos Nord Stream.
O presidente dos EUA, Joe Biden, decidiu sabotar os gasodutos após mais de nove meses de discussões secretas com sua equipe de segurança nacional, disse o artigo do jornalista.

O governo dos EUA negou repetidamente o envolvimento na explosão dos gasodutos russos, enquanto o governo russo disse que os Estados Unidos deveriam se explicar e que uma investigação aberta sobre a explosão precisa ser realizada.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала