- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE da China: EUA continuam sendo líderes mundiais na espionagem de outros países

© Força Aérea dos EUA / Aviador Sênior Andrew LeeUma aeronave E8-C da Vigilância Conjunta e Sistema de Radar de Ataque Alvo (JSTARS) decola na Base Robins da Força Aérea, Geórgia, 13 de fevereiro de 2013
Uma aeronave E8-C da Vigilância Conjunta e Sistema de Radar de Ataque Alvo (JSTARS) decola na Base Robins da Força Aérea, Geórgia, 13 de fevereiro de 2013 - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2023
Nos siga no
Os Estados Unidos são o líder global na espionagem de outros países, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, nesta terça-feira (14).
"Em relação à vigilância do governo, gostaríamos de salientar que os EUA são o país número um no mundo, e a comunidade internacional, incluindo a Europa, tem experiência pessoal neste assunto", disse ele durante seu briefing regular.
Wang também disse que, desde 1997, os militares dos EUA têm investido bilhões de dólares na pesquisa e desenvolvimento de balões de reconhecimento de alta altitude, acrescentando que, em 2022, o Pentágono converteu esses balões para uso militar. Agora, eles são capazes de transportar equipamentos de vigilância que podem ser usados para rastrear mísseis de cruzeiro estratégicos hipersônicos russos e chineses, especificou o diplomata.
Na segunda-feira (13), o porta-voz disse que os EUA tinham "a maior rede de espionagem do mundo" e "espiavam chamadas e mensagens de bate-papo de e para os telefones de líderes da Alemanha, França, Noruega, Suécia, Países Baixos e outros países europeus".
Em fevereiro, os Estados Unidos detectaram e depois derrubaram quatro objetos voadores não identificados (OVNIs), incluindo um suposto balão de vigilância chinês. Washington disse que foi projetado para reunir informações sobre locais militares sensíveis no país.
Pequim insiste que o balão era um mero dispositivo meteorológico que entrou acidentalmente no espaço aéreo dos Estados Unidos enquanto expressava protesto contra a decisão do Pentágono de derrubá-lo. O Ministério das Relações Exteriores da China também afirmou que os balões dos EUA violaram o espaço aéreo da China mais de 10 vezes desde janeiro de 2022.
Destróier guiado de mísseis USS Leyte Gulf dos EUA navega com seu homólogo USS Truxtun como parte dos Jupiter Oak, exercícios conjuntos com Israel, no mar Mediterrâneo, 24 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2023
Panorama internacional
EUA chamam de 'falsas' alegações de balões espiões americanos no território da China
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала