- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Líderes chinês e iraniano se manifestam contra a interferência estrangeira em assuntos domésticos

© AP Photo / Presidência do IrãPresidente iraniano Ebrahim Raisi (E) e o líder chinês Xi Jinping em Pequim, 14 de fevereiro de 2023
Presidente iraniano Ebrahim Raisi (E) e o líder chinês Xi Jinping em Pequim, 14 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2023
Nos siga no
O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, manifestaram-se conjuntamente nesta terça-feira (14) contra a interferência estrangeira nos assuntos internos de outros países e prometeram apoiar os esforços para proteger a soberania dos Estados e sua integridade territorial.
"Tanto o Irã quanto a China são fortemente contra a política de ações unilaterais, hegemonia e intimidação, bem como a interferência estrangeira nos assuntos domésticos", disse Raisi após a reunião.
Xi, por sua vez, disse que Pequim está pronta para desenvolver sua cooperação com Teerã em uma série de questões de interesse mútuo.

"A China apoia o Irã em seu esforço para proteger a soberania do Estado, independência, integridade territorial e dignidade nacional. Apoia o Irã em confrontar a política de ações unilaterais e intimidação. A China também é contra a interferência de potências estrangeiras nos assuntos internos do Irã", afirmou Xi.

Durante a reunião, o líder iraniano agradeceu à China por sua ajuda a Teerã durante a pandemia de COVID-19 e o apoio na arena internacional em questões como as negociações sobre a renovação do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) sobre o programa nuclear iraniano.
Raisi chegou a Pequim no início do dia a convite oficial do líder chinês. Esta é a primeira reunião Irã-China de alto nível em 20 anos. Um dos objetivos da visita de Raisi foi discutir a implementação de uma parceria estratégica abrangente entre Teerã e Pequim.
Câmeras de vigilância e o retrato do falecido líder comunista Mao Zedong na Praça Tiananmen em Pequim (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2023
Panorama internacional
WSJ: EUA avaliam sanções a empresas da China por comércio de segurança com Irã
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала