- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Governo britânico teme risco à segurança nacional por uso policial de drones chineses, diz jornal

© AFP 2023 / Geoff CaddickO sargento de polícia em exercício Chris Linzey pilota um drone chinês DJI Matrice M300 durante uma demonstração para a mídia na Inglaterra, em 25 de maio de 2021 (foto de arquivo)
O sargento de polícia em exercício Chris Linzey pilota um drone chinês DJI Matrice M300 durante uma demonstração para a mídia na Inglaterra, em 25 de maio de 2021 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2023
Nos siga no
O uso de drones fabricados na China pelas forças policiais britânicas tem provocado temores quanto à segurança nacional por parte do governo do país, em meio a preocupações crescentes de que Pequim estaria reunindo informações sobre o Ocidente, escreveu o jornal britânico The Telegraph, nesta segunda-feira (13).
Segundo a mídia, mais de dois terços dos drones operados por forças policiais no Reino Unido são produzidos pela empresa chinesa DJI, uma das maiores do mundo no segmento.
A companhia está listada pelo governo dos Estados Unidos como um risco à segurança nacional. Segundo Washington, a empresa teria supostos laços com as forças armadas chinesas.
O jornal diz que pelo menos 230 dos 337 drones usados por 37 serviços policiais são modelos da DJI.
O drone kamikaze Atobá promete ser o maior já produzido na América Latina, e deverá contar com munições vagantes, informa o jornal - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
Notícias do Brasil
Brasil desenvolve munições vagantes para maior drone da América Latina (FOTOS)
A secretária do Interior, Suella Braverman, já teria pedindo à polícia que "garanta que o uso da tecnologia chinesa não os deixe vulnerável a interferências por Pequim", relata a publicação.
Fraser Sampson, comissário de vigilância nomeado pelo Ministério do Interior, solicitou uma força-tarefa chefiada pelo ministro da Segurança, Tom Tugendhat, com objetivo de rever contratos por preocupações de que os drones "possam representar um risco à segurança".

"Os funcionários do governo estão preocupados com aplicativos que gerenciam drones DJI e processam as informações recebidas. Eles estão preocupados com o fato de os aplicativos poderem ser usados para baixar dados confidenciais de telefones de operadores ou outros dispositivos", afirmou o jornal.

A medida ocorre em meio a uma crescente disputa diplomática entre os EUA e a China, após Washington acusar Pequim de enviar balões de espionagem sobre seu espaço aéreo.
O país abateu quatro balões em pouco mais de uma semana.
Missão da Starlink, da SpaceX - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2023
Operação militar especial russa
SpaceX impede que Exército da Ucrânia use Internet Starlink para controlar drones
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала