- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Procedimento eleitoral da OTAN para secretário-geral é 'o mais opaco', diz mídia

© AP Photo / Markus SchreiberO secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, é fotografado no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, 18 de janeiro de 2023
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, é fotografado no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, 18 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2023
Nos siga no
Um diplomata europeu chamou o processo eleitoral para secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), depois do fim do mandato de Jens Stoltenberg, de "eleição mais opaca", informou a revista estadunidense Foreign Policy.

"Esta é a eleição mais opaca de todas", disse o diplomata europeu à publicação.

Nota-se que o procedimento para selecionar o secretário-geral é uma consulta entre os Estados-membros da aliança. Supostamente, a decisão deve ser baseada em um acordo entre todos os membros, mas na realidade são os EUA, a Alemanha, a França e o Reino Unido os países com maior influência.
Entre os possíveis candidatos, segundo observa a revista, os mais discutidos são o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, a vice-primeira-ministra canadense, Christia Freeland, que, de acordo com a publicação, é apoiada por Washington, e a primeira-ministra estoniana, Kaija Kallas. Os candidatos da Eslováquia, Croácia, Lituânia, Reino Unido e outros Estados também estão sendo discutidos.
Tanque de canhão antiaéreo Gepard 1A2 (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2023
OTAN pedirá aos Estados-membros para aumentar estoques de munição após os enviar para a Ucrânia
Stoltenberg deveria ter se aposentado em 1º de outubro do ano passado, mas em março os líderes da aliança decidiram na cúpula estender o mandato dele até 30 de setembro de 2023. O Politico relatou em 2021, citando fontes, que três mulheres políticas do Leste Europeu seriam prováveis candidatas a serem o próximo secretário-geral da OTAN: as ex-presidentes croata e lituana Kolinda Grabar-Kitarovic e Dalia Grybauskaite, respectivamente, bem como a ex-líder estoniana, Kersti Kaljulaid.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала