- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Fazendo o trabalho sujo que nunca quisemos fazer': ex-chefe do Pentágono fala do conflito ucraniano

© AP Photo / Virginia MayoMark Esper falando durante coletiva de imprensa
Mark Esper falando durante coletiva de imprensa - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2023
Nos siga no
O ex-secretário de Defesa norte-americano "confessou" a posição de Washington em relação à operação militar especial da Rússia na Ucrânia, defendendo um ataque aos territórios russos.
Mark Esper, ex-secretário de Defesa dos EUA (2019-2020) disse que os ucranianos no conflito com a Rússia estão "fazendo o trabalho sujo" que Washington não gostaria de fazer, durante uma conversa com os trotes russos Vovan e Lexus, cujos nomes reais são Vladimir Kuznetsov e Aleksei Stoliarov.
Durante a conversa, publicado na segunda-feira (13), os comediantes se fizeram passar pelo ex-presidente ucraniano Piotr Poroshenko (2014-2019).
"[...] O corajoso povo ucraniano está fazendo o tipo de trabalho sujo que nunca quisemos fazer aqui nos EUA. É por isso que devemos continuar a apoiá-los da maneira que pudermos, seja com munições, armas, inteligência, etc", disse Esper.
O ex-funcionário sênior também afirmou que Washington deveria fornecer a Kiev sistemas de mísseis ATACMS de longo alcance para permitir que ela "desative os locais de lançamento de drones iranianos na Crimeia".
"[...] Não vejo nenhuma razão para não fornecê-los com ATACMS. Vocês podem atacar a Rússia com qualquer tipo de armamento", sublinhou ele.
Ao mesmo tempo, Esper garantiu que "é necessária a devida diligência para garantir que a tecnologia não caia em mãos erradas".
"A única coisa que me preocupa é se estamos fornecendo tecnologia que poderia ser pegada pelos russos e transferida para os chineses ou para os iranianos. Isso é a única coisa que causaria preocupação", de acordo com Mark Esper.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала