- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Diplomata: Moscou responderá à implantação de mísseis hipersônicos pelo Japão perto da Rússia

© Foto / Domínio público / IS1 Kenneth Moll, USS Cape St. GeorgeLançamento de míssil de cruzeiro Tomahawk do navio USS Cape St. George
Lançamento de míssil de cruzeiro Tomahawk do navio USS Cape St. George - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2023
Nos siga no
Moscou está monitorando de perto o desenvolvimento do potencial militar do Japão e, no caso de quaisquer ameaças às regiões do Extremo Oriente da Rússia, como o aparecimento de mísseis hipersônicos nas ilhas fronteiriças japonesas, haverá resposta.
A Rússia responderá imediatamente de acordo com a sua doutrina de defesa, disse à Sputnik Andrei Rudenko, vice-ministro das Relações Exteriores do país.
No início deste mês, a mídia japonesa informou que Tóquio estava pronta para considerar a implantação de mísseis de médio alcance dos EUA em seu território se Washington iniciasse negociações oficiais sobre esse assunto.
Em janeiro, surgiram informações de que o governo japonês decidiu começar a desenvolver mísseis de cruzeiro com ogivas intercambiáveis com um alcance superior a 1.000 quilômetros já neste ano.
"De fato, recentemente, o Japão intensificou fortemente a modernização de seu potencial militar, aumentando atividades perigosas perto das fronteiras russas, incluindo a realização de exercícios em larga escala em conjunto com os EUA e outros países e testes de novos tipos de mísseis e armas convencionais. A este respeito, temos repetidamente expressado um forte protesto ao lado japonês através de canais diplomáticos", disse Rudenko.
Questionado sobre como Moscou avalia os planos do Japão para criar mísseis hipersônicos de longo alcance, Rudenko disse à Sputnik que a Rússia continuará monitorando de perto o desenvolvimento do potencial militar japonês.
"[…] em caso de possíveis ameaças à segurança em nossas regiões do Extremo Oriente, tomaremos imediatamente medidas de retaliação em conformidade com a doutrina de defesa da Rússia", disse o vice-ministro das Relações Exteriores.
Navios dos EUA e Japão realizando exercícios no mar do Sul da China - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2023
Panorama internacional
Especialistas: declarações de Stoltenberg promovem conflito na Ásia-Pacífico e os interesses dos EUA
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала