China desenvolve radar quântico capaz de detectar ameaças vindas do espaço

© Depositphotos.com / SdecoretVista de um planeta do espaço durante o impacto do meteorito (imagem de referência)
Vista de um planeta do espaço durante o impacto do meteorito (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2023
Nos siga no
Cientistas chineses estão desenvolvendo um radar terrestre ultrassensível que conta com tecnologia quântica e opera a temperaturas extremamente frias.
O radar será empregado para detectar ameaças do espaço que possam passar despercebidas aos atuais sistemas de vigilância planetária.
Recentemente, a equipe de pesquisa revelou parte de seu projeto em um artigo na Cryogenics & Superconductivity, segundo o jornal South China Morning Post.
A principal vantagem do novo equipamento sobre os radares convencionais é que não requer o aumento do tamanho de sua antena ou de sua potência de emissão de micro-ondas, reduzindo significativamente seus custos de instalação e operacionais.
Comparação do poder militar da China e dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2023
Multimídia
Comparação do poder militar da China e dos EUA
Com isso, o radar quântico atingiria um alcance de quase 40 vezes a distância entre a Terra e a Lua, além de identificar objetos menores que os sistemas convencionais a um custo relativamente baixo.
A equipe de desenvolvimento explicou que o equipamento funcionará com base em sua capacidade de separar partículas de micro-ondas artificiais fracas, que geralmente são descartadas pelos radares tradicionais, do fundo de ruído natural, gerando uma imagem de um objeto anteriormente invisível.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала