DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Rússia doa minerais raros para o Museu Nacional no Rio de Janeiro: 'Estamos muito felizes'

© Foto / Agência Brasil / Museu Nacional Uvarovita e charovita, pedras raras doadas pela Rússia ao Museu Nacional brasileiro em 10 de fevereiro de 2023
Uvarovita e charovita, pedras raras doadas pela Rússia ao Museu Nacional brasileiro em 10 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.02.2023
Nos siga no
A Rússia fez uma doação para o Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na última sexta-feira (10). Tratam-se de duas peças minerais raras: um exemplar de uvarovita e um de charoita. O local planeja abrigar, ainda, um "cantinho russo" para exibir uma coleção de itens só encontrados no país europeu.
Mais antiga instituição científica do Brasil, o Museu Nacional sofreu um vasto incêndio em setembro de 2018. À época, as imagens do fogo causaram comoção e repercutiram no mundo todo.
Com o prédio engolido pelas chamas, a instituição teve 85% de seu acervo destruído. Nele, havia documentos, objetos, fósseis, múmias, mobiliário, coleções de arte e estudos científicos.
Pesquisadores tentam, agora, recompor o acervo por meio de algumas parcerias internacionais.
A Rússia, por sua vez, carrega a fama de possuir "todos os elementos da tabela periódica" em seu território.
De acordo com informações da Agência Brasil, as doações foram feitas pelo colecionador Sergei Mironov.
O canhão Cristão, feito com bronze de sinos de igrejas paraguaias, foi tomado pelo Brasil como troféu e é um dos exemplos do saque promovido por países Aliados durante a guerra (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 20.07.2022
Panorama internacional
Brasil, Argentina e Uruguai podem reconhecer genocídio durante Guerra do Paraguai?
Elas são resultado de um diálogo mantido desde o ano passado entre o museu e o cônsul da russo no Rio de Janeiro, Mikhail Gruzdev.
O diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, informou que Gruzdev fez uma visita ao museu e levou cópias de documentos históricos, como a troca de correspondências entre cientistas russos e o imperador dom Pedro II.
"Eram cópias de documentos que estão depositados em arquivos de instituições públicas. É interessante, mas estamos procurando peças originais. Não se consegue fazer um museu natural, da envergadura do Museu Nacional do Rio com cópias e réplicas", disse Kellner.
Crânio de Olérdola - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2022
Ciência e sociedade
Arqueólogos descobrem na Espanha cabeça de 2.300 anos exposta como troféu (FOTOS)
Kellner disse que pediu ao cônsul uma doação de material etnográfico da Rússia, inclusive minerais e materiais de biodiversidade.
Gruzdev, por sua vez, sugeriu que a parceria se iniciasse com a doação de minerais raros que só existem na Rússia.

"Eles conseguiram para a gente exemplares de uvarovita e charoita", disse o diretor da instituição.

A charoita só é encontrada somente na Sibéria, nas estepes russas. Ela foi descoberta em meados dos anos 1940 no rio Chiara. A pedra foi inserida no mercado há apenas 50 anos.
Ela é roxa e no seu interior, mantém cores preta, marrom, branca e lilás, devido à sedimentação de outros minerais.
Já a uvarovita é uma variedade rara de cor verde, com cristais muito pequenos para serem facetados em gema, embora, em alguns casos, seja incorporada a joias.

"São dois minerais que vão enriquecer as exposições do Museu Nacional e marcam o início de uma parceria que a gente pretende estender."

Visitante do Museu-Parque Tsaritsyno observa obra da artista mineira Aline Xavier Mineiro Álvares, em Moscou, Rússia, 15 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2022
Panorama internacional
Expedição Langsdorff ganha releitura de artista mineira em museu histórico da Rússia

'Cantinho da Rússia'

Segundo Kellner, a Rússia demonstrou sensibilidade com o momento difícil pelo qual o Museu Nacional atravessa devido ao incêndio e à consequente perda de acervo.

O diretor afirmou que "tem pensado em, talvez, ter um cantinho da Rússia" no museu, com minerais, material etnográfico e fósseis. "Até brinquei com o cônsul que eu gostaria de ter um mamute. O que interessa é que se estabeleceu o contato, o que é muito importante para a instituição Museu Nacional. Estamos muito felizes."

Caso haja um volume maior de doações provenientes da Rússia, o Museu Nacional cogita a organização de uma exposição sobre ações científicas russas no Novo Mundo no tempo do Império.

"Mas, para isso, para ser uma coisa mais substancial, é preciso ter mais material", disse Kellner.

Bandeiras nacionais da Rússia e do Brasil tremulam no aeroporto de Brasília durante cerimônia de boas-vindas ao presidente da Rússia, Vladimir Putin (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2023
Panorama internacional
Moscou: Rússia e Brasil têm visão igual do futuro do mundo, multipolar e justo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала